O Budismo Primordial é uma religião que tem o maior respeito pela vida e à natureza, estando intimamente ligado à preservação da vida.
Tanto que no enunciado que fazemos nos cultos consta: “Perante o Gohouzen com respeito e veneração rogamos pela expansão da Honmon Butsuryu-shu, pela paz mundial, pela preservação do meio ambiente e pela solidariedade dos seres”.
Desta forma podemos perceber que nós incentivamos a todos os fiéis que tenham a consciência de preservar a natureza, pois dela retiramos muitos benefícios como, por exemplo: o ar que respiramos, dos mares e rios retiramos a água que consumimos, da terra retiramos os vegetais, frutas e legumes e assim sucessivamente.
Assim como verdadeiros budistas primordiais devemos respeitar e cuidar da nossa natureza, ter a consciência da importância da reciclagem, de não fazer queimadas e de não jogar lixos e entulhos de qualquer forma. Hoje na maioria das cidades nós temos locais que as prefeituras disponibilizam para que sejam descartados os mais variados tipos de dejetos.
Aqui no Brasil nós temos o nosso Santuário Ecológico do Budismo Primordial, que é uma área de preservação permanente (APP), local onde temos ostentado a nossa Imagem Sagrada.
Ali, todos os anos nós fazemos atividades de nível nacional, onde conseguimos praticar o Darma Sagrado rodeado pela natureza, um local extremamente agradável e revigorador.
Nestas atividades que fazemos no nosso Santuário Ecológico ensinamos e incentivamos todos os fiéis a dar extrema importância à preservação do meio ambiente. Como religiosos, nós precisamos ter esta postura e buscar fazer o que estiver ao nosso alcance perante o município, estado, pais e o mundo que vivemos.
Desta forma vamos ter este nobre e respeitoso sentimento pela vida e pelo planeta que vivemos.