Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 484

Ecologia
September 4, 2020
Desprendimento
September 11, 2020

“A maioria toma o cuidado
apenas com os olhares alheios.
Nem imagina que Buda observa
de onde nós não enxergamos.”

Por Gyouon Freitas

Verso do Mestre Nissen Shounin que nos ensina que não importa onde estejamos, sempre estaremos sendo observados pelo “Buda”. Ou seja, minha fala, meus gestos, tudo demonstrará se eu estou realmente praticando a fé corretamente.

Temos vivido tempos de discussões acaloradas nas redes sociais, nos grupos de whatsapp e até em mesas de bar por causa de divergências políticas, sociais e religiosas. Na maioria das vezes, optamos pelo silêncio e temos preferência por outros assuntos, mais leves, mais bem-humorados ou que acrescentem algo bom à nossa vida.

De repente todo mundo virou “pai e mãe” de um partido, de uma religião, de um grupo social.

De uma hora para outra, vestimos a camisa de um político, de uma ideologia, e nos comportamos como defensores leais e fiéis de uma ordem. Divulgamos vídeos editados, muitas vezes repletos de informações falsas, perdemos horas à frente do celular vasculhando documentos que comprovem nossa teoria, nos impacientamos e até brigamos com quem ousa pensar diferente de nós. Amigos, colegas de trabalho, familiares e até cônjuges se separam em nome do tal “amor à causa”.

Muitas vezes, aqueles que não participam das discussões e preferem se calar ou mudar de assunto são considerados “em cima do muro”, omissos e sem opinião. Porém, estar calado ou preferir se abster de dar seu parecer não é sinônimo de falta de personalidade ou convicção.

Algumas pessoas preferem guardar sua energia para coisas mais importantes. Ou se resguardam de desgastes desnecessários. Ou, ainda, não acreditam que “vencer” uma argumentação as tornará pessoas melhores. E, finalmente, preferem ser gentis a estarem com a razão.

Uma das frases que mais gosto atualmente que não me lembro a fonte: “Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil”. Pois a vida já é tão complicada por si só, já são tantos sustos, perdas, falhas e desafios que enfrentamos dia a dia, que não deveria sobrar energia para embates desnecessários, com o único objetivo de provar o quanto estamos certos e cheios de verdade em nossos posicionamentos. Se usássemos essa energia e esse tempo praticando a gentileza, tentando tornar o dia de alguém mais suave ou doce, guardando nossa explosão de argumentos e certezas para nós mesmos e não tentando convencer ninguém de nada, certamente teríamos um mundo melhor, bem mais fácil de habitar.

Escolher ser gentil a ter razão não nos torna omissos. Omisso é quem é negligente, quem falta com a presença ou a palavra em momentos decisivos, quem deixa de fazer o bem podendo fazê-lo. Preferir ser gentil a estar certo é ter a capacidade de ser tolerante com as divergências, com os pontos de vista diferentes, com a diversidade de pensamento, vivências e escolhas.

Temos que colocar em prática no dia a dia os ensinamentos aprendidos no templo.

O respeito a compaixão, ser um verdadeiro ser altruísta.

Mostrar as outras pessoas que minha fé se manifesta pelos meus atos. E que não me preocupo em agradar A ou B para me sentir aceito. Devemos sim é nos preocupar se estamos realmente absorvendo o Namumyouhourenguekyou.

O Mestre Nissen Shounin nos ensina através da seguinte citação:

“O bom fiel é aquele que aceita os ensinamentos espontaneamente”
(Col.Nissen.Vol.13.p.383)

Se eu seguir este caminho de fé com certeza estarei expandindo o Darma Sagrado a todos os seres viventes sem excluir ninguém.

Estarei recebendo os ensinamentos de coração.

E não importa onde eu esteja, o Buda vai estar nos protegendo e nos guiando dia e noite para nos tornarmos verdadeiros veículos de expansão do Darma Sagrado.