Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 954

Vestimenta do Monge (Budismo Primordial)
August 28, 2020
Ecologia
September 4, 2020

“O acúmulo de orações advindas
do sentimento de paixão,
por fim, faz acontecer
o emanar da luz do Darma.”

Por Sentoku Haikawa

Este é um verso do Grande Mestre Nissen Shounin, que nos transmite sobre o sentimento devoto com o qual se deve praticar a fé.

A prática da fé, na realidade, não é para ser complicada. Deve ser tal como um apaixonado procura o encontro incessantemente. Isso é, se agarra ao Darma Sagrado com todas as forças.

Mesmo que algo aconteça e venha a atrapalhar, se estiver orando com paixão, não desistirá das orações. Simplesmente pela alegria de orar será capaz de arriscar a própria vida.

Estando assim determinado, receberá a sabedoria e encontrará alguma forma e tempo de realizar a Oração.

A lembrança de ter encontrado o Darma Sagrado neste mundo, pela determinação férrea, impede qualquer tentativa de abandono e esquecimento. Este será o verdadeiro devoto, aquele que concretiza suas preces.

O princípio do amor é oferecer gentileza e ser amável, sacrificando a si próprio com alegria.

Praticar a Oração diariamente pode parecer algo simples, mas não é. Porém, realizando esse sacrifício e esforço poderemos alegrar ao Buda. Ao direcionarmos nossa paixão ao Darma Sagrado, através das Orações, em resposta a este esforço seremos agraciados pela força do Sutra e pela força de Buda. Ele estará vendo o nosso esforço e desprendimento e sua alegria se transformará em bênçãos.

É exatamente este tipo de atitude ardente que chamamos de fé.

Os problemas e as preocupações desaparecerão. Nossa frente irá clarear e, enxergará, enfim, a luz no fim do túnel.

A visão correta da fé fará com que sua prática seja feita com coragem, será fortalecido e, por fim, receberá a bênção, isto é, o “emanar a Luz do Darma”, tal como cita o verso, será sentida naturalmente.

Vamos, portanto, orar convictamente, na certeza do recebimento da bênção. O importante para isso é orar, com devoção e sempre, cada vez mais.