Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº A6

Oração de Votos
August 14, 2020
O Valor do Monge
August 21, 2020

“É exatamente no árduo esforço que a felicidade se encontra”

Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº A6

“No decorrer do esforço,
apesar do sofrimento,
haverá de encontrar
o caminho de Buda.”

Por Nitiyuu Correira

É um ensinamento do Grande Mestre Nissen Shounin que nos ensina pelo esforço, a garantirmos a felicidade pela causa. Isto é, mesmo em meio às dificuldades trilhar o caminho de Buda pela prática da fé do Darma Sagrado Namumyouhourenguekyou. É neste caminho que o apesar se transforma em “Graças” ao Gohouzen*, pelas virtudes que acumulamos e bênçãos que recebemos.
*Altar Sagrado onde o Buda Primordial habita.

No 7º Capítulo do Sutra Lótus “Elo do Passado” consta:
“Esforçai-vos agora, assim alcançareis com certeza o local do tesouro.”
(Nandi ima tsutomete shoudin seba, massa ni tomo ni housho ni itaru beshi) Kaiketsu p.272

É o capítulo também chamado de ‘Castelo Imaginário’ e onde consta a famosa prece de Buda “Iluminação para Todos”. Por isso, é evidente que o esforço deve preceder o resultado, pois é a dedicação em praticar a fé que nos liga ao local do tesouro e à iluminação.

Citação do Grande Mestre Nissen Shounin:
“Na prática da fé o esforço é árduo, porém, para quem faz torna-se prazeroso. Eu, Seifu (Nissen Shounin), há quatorze anos ofereço todo o meu ser à Imagem Sagrada da Matriz Mundial. As noites de verão são frescas e convidativas ao sono. Mesmo assim levanto-me cedo. As noites de inverno são longas e dá vontade de dormir, porém, levanto-me cedo para não perder o horário do culto matinal. Este esforço é penoso, mas no fundo do coração encontramos o verdadeiro conforto. Justamente pelo esforço se transformar em prazer gerando infinitas e incalculáveis virtudes.
A grande prece da expansão se concretiza dentro dessa prática. Por isso, se não negligenciar o esforço na prática da fé e nas orações, seu comparecimento à Terra Pura será indubitável e suas preces no presente serão concretizadas. Não duvidem, as palavras douradas de Buda não mentem.” (Col.Nissen 11-301)

Portanto, ao trilhar o caminho de Buda com afinco e receber as bênçãos verá que a felicidade não está onde chegou, mas no caminho de onde veio, no esforço que se tornou prazeroso, e que só foi capaz de realizar graças à prática da fé, à força búdica e ao Darma Sagrado Namumyouhourenguekyou. E por isso, mesmo sendo árduo, passará a valorizar cada vez mais o processo da prática da fé como causa de uma grande felicidade e bênção que terá como garantia desde o início da caminhada.