“Ao pensar que nada sei
sobre o dia de amanhã,
enquanto eu viver não devo
passar em vão o dia de hoje.”
Por Jyunshou Yoshikawa
Aprendemos no Budismo sobre a efemeridade na vida, que tudo sem exceção está em constante mudança e isso nos faz valorizar o agora, o hoje.
O presente momento existe graças ao passado, que já foi o presente, e o hoje é o futuro desse passado… Estes três tempos, que são efêmeros, são também dependentes um do outro e por isso, aprendo também que nada é por acaso. Então, o desconhecido amanhã, é interdependente do eu de hoje. Se eu garantir que hoje será um dia de muitas virtudes, então certamente no amanhã poderei desfrutar isso. Agora, se eu desperdiçar o hoje, e deixar para produzir essa virtude num futuro qualquer, então sim, sempre viverei a incerteza pela falta destas virtudes.
Para mudar essas incertezas, o Buda Shakyamuni pregou o Sutra Lótus e incorporou toda a essência da sua Iluminação no Darma Sagrado, o Namumyouhourenguekyou, e através das virtudes deste Mantra da Iluminação, podemos ter a certeza do amanhã. Graças a sua imensurável compaixão, hoje temos este Darma que é o manual de instruções para viver neste período de tantas dificuldades e transtornos. Apenas a oração do Namumyouhourenguekyou gera a virtude da Iluminação e por isso devemos todos os dias recita lo, pois isso garantirá a virtude que certamente precisarei no meu amanhã.
No começo do ano, não sabíamos que iríamos passar por tudo isso hoje, mas sabíamos que tudo poderia mudar. Será que tudo foi em vão? Ou aproveitei todo o meu tempo passado para a prática de virtudes e assim ter garantido uma certeza neste futuro?
Se deseja o equilíbrio financeiro, físico, mental, familiar, relacional ou emocional, então ore sempre hoje o Namumyouhourenguekyou para se equilibrar espiritualmente, pois uma alma equilibrada de virtudes proporcionará todos os demais equilíbrios da vida. A certeza da virtude através da prática deste Mantra do Sutra Lótus, é a única certeza que podemos garantir para o amanhã. Por isso, não deixe passar em vão o dia de hoje.