Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 1814

Caminhada da Paz 2020
10/08/2020
Oração de Votos
14/08/2020

“Quando se ouve que
a alma é eterna,
rogo servir o Myouhou
também na vida futura.”

Por Gyoukan Piza

O que é Vida?

Vida é o período de tempo em que uma alma está vinculada a um corpo. Todos nós, vivos, temos uma alma. A verdade que é a alma que nos dá vida, não é sangue, coração, pulmão ar, água… sem a alma
um corpo padece.

Quando morremos, a nossa alma sai de nosso corpo, o nosso corpo vai se decompor, como diz em outro verso do Grande Mestre. O corpo vira cinza se for cremado e terra se for enterrado, mas a alma
é imortal.

Podemos exemplificar isso imaginando uma xícara de café. Se derrubarmos essa xícara cheia no chão, a xícara se quebra, deixa de ser uma xícara para serem cacos. Enquanto o café, por mais que não esteja mais dentro da xícara, ele continua ali, agora espalhado pelo chão, mas ainda está lá.

Ou seja, a alma é eterna, sempre existirá, e enquanto ela não se iluminar ela vai continuar renascendo. E reconhecendo nossas imperfeições, certamente será difícil de atingir a iluminação nesta vida, assim sei que renascerei e terei futuras existências. O mínimo que posso fazer é Servir o Darma Sagrado e rogar para que nas próximas existências eu renasça na condição humana e possa praticar e servir ao Darma novamente. E deste modo eu posso continuar a trilhar o caminho da Iluminação na eternidade da minha alma.

Mas o que é Servir o Darma Sagrado?

Servir o Darma é orar o mantra sagrado, praticar os ensinamentos, expandir o Darma a mais seres possível. Precisamos seguir o caminho de um Bossatsu, que é dedicar a eternidade em prol da salvação de todos os seres, fazendo com que mais almas também se dediquem em Servir o Darma.

Sempre recitamos as 24 Palavras Dármicas: “Eu vos respeito profundamente, de maneira nenhuma vos desprezo, isso justamente porque vós todos, ao praticardes o caminho de Bossatsu, certamente atingireis a iluminação.” Para atingir a Iluminação, precisamos seguir o caminho de Bossatsu, precisamos orar, praticar e expandir os ensinamentos, precisamos seguir o Darma. Quando todos estivermos praticando deste modo firme e devoto, poderemos fazer deste mundo que vivemos um mundo iluminado, um local de paz pelas virtudes do Mantra Sagrado.

Portanto, voltando à prece do Verso de hoje. Já que minha alma é eterna, rogo Servir o Darma Sagrado nas minhas vidas futuras também, pois sei que deste modo poderei ser feliz e acima de tudo fazer com que outras pessoas também possam devotar e servir o Darma, alcançando a mesma felicidade e fazendo deste mundo um mundo eternamente iluminado através do NAMUMYOUHOURENGUEKYOU.