“Ter ou não ter a fé
se manifesta,
na participação
ou não nos cultos”
Por Myoushuu Kondo
Ensinamento do Grande Mestre Nissen Shounin. Transmite-nos que, aquilo que uma pessoa tem como objetivo da vida acaba por transparece em suas atitudes. O espírito que busca os ensinamentos para se aprimorar revela-se na prática ascética da participação aos cultos e o não haver, como não participação.
Portanto, para o aprimoramento da prática da fé, deve-se esforçar na participação sem negligência, na concentração para ouvir os discursos religiosos, e no incentivo à participação nos locais de prática ascética.
Dizem que o que pensamos transparece nas palavras e nos gestos. Assim, o que for feito com boa vontade e disposição será percebido de imediato, assim como o que fizer com antipatia e aborrecimento será
revelado através dos gestos.
A prática ascética não é só manter no pensamento, mas fazer transparecer em atitudes. É cultivar um espírito correto para que outras pessoas percebam e tomem como exemplo. Sobretudo dentro da prática
ascética, o Grande Mestre diz que a participação é o indicador do grau da fé.
Para participar de cultos é necessário ter dedicação, oferecendo o corpo, o tempo e o dispêndio monetário e ainda se quiser, fazendo oferendas ao Gohouzen. Como tudo isso são coisas valiosas, a participação aos cultos se transforma em virtude.
Para sentir alegria na prática ascética é preciso receber as bênçãos. E para receber as bênçãos, devemos nos aproximar do Gohouzen, com respeito e veneração, participando de cultos. Na Imagem Sagrada do Namumyouhourenguekyou estão contidas todas as virtudes do Buda Primordial e unificadas todas as divindades e bodhissatvas. E através da voz de entoação, enviamos a energia ao Gohouzen. Assim como nós recebemos a energia através dos alimentos, o Gohouzen, onde está ostentada a Imagem Sagrada, o Mandala Universal de todos os Darmas, revela a força através da voz da entoação da Oração Sagrada.
Assim, quanto mais nos aproximarmos do Gohouzen e nos esforçarmos na prática do Odaimoku é melhor.
Mas isso não quer dizer que só a quantidade garante que estamos praticando bem. A prática correta é aquela que está conforme os ensinamentos e não conforme o que achamos.
Citação do Grande Mestre Nissen Shounin:
“Aquele que não participa, não tem que se preocupar com a não participação dos outros”
(Col.Nissen 14 p.125).
Importante é se determinar a participar de cultos, para fazer transparecer o aprimoramento da prática da fé em gestos e atitudes, como um fiel devoto e assim servir de exemplo para os demais.
É isso que transmite esse ensinamento do Grande Mestre Nissen Shounin.