Ciência x Fé

Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 1507
October 7, 2020
Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 33
October 14, 2020

A Ciência é conhecimento, é saber.

A Fé é humildade, sensibilidade e compaixão.

A Ciência abrange um campo extenso como Ciências Exatas, Aplicadas, Naturais, Morais, Humanas, Econômicas, trazendo muita facilidade e bem estar no nosso dia a dia.

A Fé é sentimento que ligada à ação, a prática da fé, faz adquirir a sabedoria que ameniza os sofrimentos existentes.

O contínuo desenvolvimento nas áreas científicas trouxe muita esperança, principalmente na Medicina e Biologia, pela possibilidade de cura de doenças até então consideradas incuráveis. Mas, por mais que consiga recuperar a saúde física, ela por si só não consegue recuperar o profundo sentimento que trazemos na essência.

A fé não é uma coisa complicada como muitos pensam. É a base para fazer despertar o desejo de ajudar os nossos semelhantes, isto é, atuar como um Bossatsu, um ser salvador.

A Ciência está conseguindo desvendar as causas e os motivos que fazem surgir as doenças sentimentais e comportamentais assim como as suas influências na cura de outras doenças, mas ainda no nível conhecimento, sem a completa recuperação.

Nagarjuna, filósofo budista que viveu no século II na Índia, que articulou a doutrina do vazio (suniata), e tradicionalmente considerado como o Fundador da “Escola do Caminho do Meio”, detalhou sobre a Fé em quatro aspectos:

1. Fé é ausência de dúvida
2. Fé é obediência na acepção da palavra
3. Fé é distintivo da determinação
4. Fé é a mais pura qualidade de pureza.

No Budismo Primordial, Fé é sentimento incondicional, inexprimível que proporciona a superação de qualquer obstáculo pela união com o Gohonzon – Unidade Sagrada Absoluta. E é a condição para a Iluminação.

Fé é ação e ação é orar o Namumyouhourenguekyou. A prática da fé do Odaimoku faz despertar o Buda interior que existe dentro de cada um de nós. O objetivo final da prática budista, a sabedoria, é obtida através da entoação do Odaimoku. Buscamos a força da superação na Imagem Sagrada através da Fé. Ao se entregar devotando ao Darma Sagrado com gratidão e alegria, adquire-se a sensatez no enfrentar os problemas, deixando de ser dominado pelas tentações. Passa a compreender que o ter nascido no mundo dos humanos e ter encontrado o Darma não foi por mero acaso, mas devido a um elo do passado.

Assim a visão sobre a vida muda completamente por nos tornarmos pessoas sábias, ao considerar que a Fé é o cerne, a coisa mais importante e verdadeira, o essencial na nossa vida.

Hoje vivemos na Pandemia do COVID 19. Exatamente por isso, por estarmos vivendo esta situação hoje, temos que praticar a fé para poder enfrentar os problemas com sabedoria.

Se a FÉ praticada for de uma religião que reúne as três condições básicas para ser considerada uma verdadeira Religião, RAZÃO, PROVA e CONSEQUÊNCIA, terá condições de atingir a Iluminação, a plena felicidade que tanto almejamos.