Hoje vamos discorrer sobre o shakubuku, ou seja, orientação compassiva – um termo bem conhecido para todos, exceto àqueles que ingressaram recentemente no Budismo Primordial.
A priori o termo “orientação compassiva” é utilizado em nossa religião para orientar e conscientizar o fiel quanto aos equívocos na pratica da fé, e ao mesmo tempo uma ação, um ato que visa a expansão do Darma Sagrado, o Namumyouhourenguekyou.
Ela pode ser feita de qualquer jeito? Sem nenhum critério? Não. Para ser caracterizada como orientação compassiva, deve estar provida de compaixão, ou seja, é importante antes de exercê-la efetivamente se preparar bem através da pronuncia correta da Oração Sagrada do Namumyouhourenguekyou. Tem um ensinamento do Mestre Nissen Shounin que diz: “Expor-se despido da armadura da resistência é altamente perigoso na pratica do shakubuku”. (Col. de Versos do Budismo Primordial, p.298, nº 2163), Ou seja, não se deve praticar a orientação compassiva desvinculando-a da pronúncia constante da oração sagrada do
Namumyouhourenguekyou.
Na Honmon Butsuryu-Shu, Budismo Primordial, segue o modelo de orientação compassiva, praticada pelo Fukyou Bossatsu. É dito que ele foi o Buda em vidas passadas. Costa na revista lótus nº 34 pag. 06, que “O Buda Primordial em suas vidas passadas, na condição de Fukyou Bossatsu, se dedicou por várias vidas à prática de devotar as pessoas através da oração do Namumyouhourenguekyou. Graças a este shakubuku de compaixão, este ato de devoção, converteu todos os seres até mesmo aqueles que divergiam e o humilhavam durante suas expressões e seus atos de devoção”. Por toda a sua vida, ao se encontrar com uma pessoa, ele se inclinava perante ela, fazia a reverência com as mãos unidas e depois dizia o seguinte: “Eu voz respeito profundamente, de maneira nenhuma voz desprezo. Isso justamente porque vós todos, ao praticardes o Caminho de Bossatsu certamente atingireis a Iluminação”; O próprio Grande Mestre Nitiren Daibossatsu se baseou no modelo do Fukyou Bossatsu.
Vejamos a sua citação: “Eu Nitiren sou devoto do Sutra Lótus, herdo os passos do Fukyou Bossatsu”;. Em outra citação: “Sugere que a pratica do Shakubuku (Oração Compassiva), tal como nas 24 Palavras Dármicas, é prática principal dos seguidores do Sutra Lótus”.
E, para finalizar cito o Verso nº 844 do Grande Mestre Nissen Shounin, que fundamenta tudo isto que foi dito acima.
“Agir com humildade,
palavras suaves, mas com rigor.
Saiba que esta é Orientação
Compassiva do Fukyou Bossatsu”.