Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 3332

Meditação
July 31, 2020
O Sino
August 7, 2020

“Fazer se sentir atarefado
é obra do próprio coração.
Desfazer essa sensação
também será obra do coração.”

Por Gyouun Vieira

Esse ensinamento do Grande Mestre Nissen Shounin nos transmite que muitas vezes a nossa sensação de estar muito ocupado não é uma realidade. É um sentimento que vem do nosso coração e carrega nossa vontade. Depende de nós, mudar esse sentimento. Podemos fazer tudo o que realmente queremos, mas vamos sempre achar dificuldade quando não temos vontade ou sinceridade.

Quem nunca ouviu, falou ou pensou nessa frase: “Estou muito ocupado”? Apesar de ser muito repetida, nem sempre retrata uma verdade, essa frase, na verdade, pode estar mascarando outras coisas que não temos coragem de dizer ou nos isentando de coisas que não gostaríamos de fazer.

Certa vez vi um artigo de professor que dá treinamento para empresas, e ensina a se relacionarem melhor, a produzir mais, entre outros. Ele falava justamente sobre o quanto essa frase, “Estou muito ocupado”, é prejudicial para nós e para as pessoas à nossa volta. Ele enumera cinco significados para essa frase:

Artigo: Por favor, pare de falar “estou muito ocupado”

Publicado em 4 de julho de 2017

Daniel Scott

Professor e Escritor | Treinamento corporativo

Ok, quem nunca disse essa frase? No mundo atual, somos todos extremamente “ocupados” e saturados de trabalho. Não temos tempo para nada e estamos constantemente desejando ter um dia com 48 horas. Mas será mesmo necessário?

Quando dizemos que estamos ocupados e não temos tempo para algo, a realidade é que apenas queremos expressar outras ideias, mas não temos coragem.

Confira abaixo os diversos significados de “estou muito ocupado”. Tenho certeza que você já se encaixou em pelo menos um deles, ou conhece alguém que se encaixa!

“Eu sou importante demais para você”

Estar ocupado dá uma sensação para as pessoas de que elas são importantes e não podem ceder seu tempo para qualquer um. Também é um sinal de que você se auto intitula importante e só olha a quantidade em vez da qualidade das atividades que faz.

É sempre bom lembrar que ser “ocupado” não é o mesmo de ser “produtivo”. Afinal, estar fazendo muitas coisas não significa estar fazendo coisas úteis. Deixar de ser ocupado e passar a ser produtivo não só vai mudar sua vida, como também irá transformar a economia e a sociedade.

“Eu estou dando uma desculpa”

A grande maioria das pessoas que falam que estão ocupadas não faz nada mais do que dar uma desculpa para não fazer o que não quer. É uma forma indolor de se livrar da sua responsabilidade. Como você “está sempre ocupado”, é natural que não tenha tempo para fazer outras coisas que não estejam “na sua importante agenda”.

Quem quer, arruma um jeito. Quem não quer, arruma uma desculpa. Simples assim! Se esse é o seu caso, sugiro rever suas atividades com um olhar crítico: será que realmente você não está sendo somente preguiçoso?

“Eu estou ganhando”

Quem nunca viu amigos disputando para ver quem é o mais ocupado, quem vai embora mais tarde do trabalho ou quem está mais atolado de tarefas para fazer? Então, nesse sentido, estar ocupado quer dizer que a pessoa é mais importante ou que seu tempo é mais valioso do que das outras. Estar ocupado é como se fosse um prêmio por ter vencido a batalha do prestígio.

Não, estar ocupado não significa ter sucesso. Pelo contrário, é uma grande perda de longo prazo: você passa menos tempo com a família, fica mais estressado e, no final das contas, vê que tudo não passou de arrogância.

“Eu tenho outras prioridades”

Quando alguém te pede alguma coisa e você fala que está ocupado porque tem outras coisas para fazer, na verdade, está basicamente falando: “eu tenho outras prioridades”.

Isso não necessariamente é ruim, pelo contrário, faz parte da vida. Mas é a realidade: você precisa designar prioridades nas coisas que faz. Nem sempre dá para fazer tudo. Mas não ache que é algo diferente disso.

Entenda: é impossível fazer tudo que você quer ou que as pessoas te pedem. Mas seja claro com elas. Fale que você tem outras prioridades no momento, em vez de falar que está ocupado, pois pode acabar parecendo outra coisa.

“Eu não sei delegar”

Sabe aquele chefe que não confia em ninguém para fazer as micro tarefas da empresa e quer fazer tudo sozinho? Ou um familiar que sempre quer organizar tudo e ninguém mais pode mexer, pois vai “fazer tudo errado”?

Essas pessoas vivem ocupadas não? Ou, pelo menos, acham que são. O que acontece aqui é que elas simplesmente não sabem delegar tarefas e acham que só elas são capazes de fazer algo de qualidade.

Se esse for o seu caso, corrija imediatamente. Delegar tarefas é essencial tanto na sua vida pessoal quanto profissional. Além de ser uma das melhores formas de se manter mais produtivo.

Estar ocupado não é algo bom. Ninguém nunca irá te achar mais importante ou o “bonzão” só porque você vive sem tempo. Não se iluda. Se essa é a sua perspectiva, você precisa mudar agora mesmo.

Seja qual for o motivo, essa sensação de estar sempre ocupado é prejudicial a nós mesmos, quando deixamos de atender a nossa família, deixamos de atender nossos amigos e deixamos de cuidar da nossa parte espiritual. Deixamos tudo porque, para tudo estamos muito ocupados.

Devemos praticar a fé com o intuito de mudar esse sentimento e assim melhorar a nossas relações, nosso dia e nossa vida. Não vamos estar ocupados demais para melhorar, se precisamos e queremos, temos de dar um jeito. Pois tudo depende do nosso próprio coração.