Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 2304

O que é PARTICIPAÇÃO na visão do Budismo Primordial?
January 10, 2020
Primeira Luz do Ano
January 17, 2020

“Pela veracidade do Darma Sagrado
que devota com exclusividade,
não há coisa alguma neste mundo
que não possa ser concretizada.”

Por Nitiyuu Correia

 

 

O Grande Mestre Nissen nos ensina que a devoção só é verdadeira se for exclusiva. E, também, que isso se torna uma condição justamente pelo fato do Namumyouhourenguekyou, Darma Sagrado que devotamos, ser verdadeiro, sublime e absoluto. É em função disso que recebemos a garantia que diz “Não há coisa alguma neste mundo que não possa ser concretizada”.

Na verdade, parece ser uma condição óbvia e também justa. Mas tudo indica que não podemos ir com tanta sede ao pote sem antes nos certificarmos da unidirecionalidade da nossa fé. Afinal, oferecer a devoção com exclusividade é o mínimo que podemos fazer diante de tantos benefícios a receber.

Nada que é importante em nossas vidas dispensa a exclusividade, total atenção e cuidados especiais. Principalmente no que diz respeito à prática da fé.

Por isso que o Grande Mestre afirma “Se o seu sentimento estiver dividido, sua prece não será concretizada” (kokoro futassudi nareba gan dyouzezu), fundamentando ainda mais este verso.

Até mesmo nas relações, por exemplo, entre homens e mulheres, existe a necessidade de, num determinado momento, se dizer “Estou louco por você” ou “Você é o amor da minha vida”. E, mesmo que por acaso não se diga, naturalmente a exclusividade está implícita.

Se não for assim, a relação como um todo não se estabelece. Pois seria o mesmo que dizer “estou com você, mas poderia estar com qualquer outra pessoa”. Que tipo de relação verdadeira pode se estabelecer dessa maneira? Nenhuma.

Se entre nós é assim, em relação ao sagrado a exclusividade e grau de devoção devem ser realmente ao pé da letra, isto é, nada pode interferir em nossa relação com o Darma Sagrado.

Em muitos casos, vemos pessoas praticarem a fé paralelamente a outras atividades e, justamente por isso, acabam sendo negligentes e não recebendo as bênçãos.

O correto é dar total prioridade e sublimação à prática da fé, pois essa prática exclusiva trará êxito em todas as outras áreas de atividades. Mas, se a prática da fé ficar no paralelismo, acontecendo apenas quando der, não haverá recebimento de bênçãos.

Só temos esta vida e, já que encontramos o verdadeiro Darma Sagrado, devemos nos devotar a ele com exclusividade, sem misturas, sem titubear, sempre tendo consciência de quanto o Darma Sagrado é importante e é o diferencial em nossas vidas. Sendo assim, para todos os efeitos, a afirmação “Não há coisa alguma neste mundo que não possa ser concretizada” será, de fato, a nossa garantia de recebimento das bênçãos. Que nossas vidas se tornem exclusivas principalmente pela exclusividade que oferecemos, vivemos e compartilhamos no Darma Sagrado Namumyouhourenguekyou.