Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 1822

O Valor do Monge
August 21, 2020
Vestimenta do Monge (Budismo Primordial)
August 28, 2020

“Desde o dia do início
da minha devoção,
descobri em meu coração
o desabrochar da Flor de Lótus.”

Por Nitiguen Takassaky

Este verso do Grande Mestre Nissen Shounin nos ensina sobre as virtudes que uma pessoa recebe ao se converter e praticar a fé do Budismo Primordial.

No verso, o Mestre cita a Flor de Lótus, considerada um símbolo budista. É uma planta aquática que habita pântanos e lagos lodosos e de águas turvas. Sua raiz se desenvolve dentro do lodo e seu florescimento se dá acima da superfície da água. Muitos confundem a Flor de Lótus com a flor Nenúfar, que é igualmente bela, mas com características diferentes. A mais visível é que a Nenúfar floresce no espelho d’agua junto às folhas e possui cores e tamanhos variados como a Vitória Régia, nativa da região amazônica. A Flor Lótus por sua vez, possuem a propriedade de repelir microrganismos e sujeiras. Por esse motivo é considerada uma flor sagrada que representa a pureza e a imaculação.

O que a maioria das pessoas desconhece é que muito mais do que a simbologia da pureza, a Flor de Lótus é a essência do Budismo em si, contida no Sutra que leva seu nome. Para se chegar ao Sutra que possibilitasse todos a alcançarem a iluminação, Buda pregou milhares de ensinos (Sutras) provisórios com o objetivo de preparar as pessoas da época a receberem o ensino completo e perfeito do Sutra Lótus.

Dessa forma podemos afirmar que as religiões Budistas que utilizam a imagem do Buda em pé ou sentado dentro da Flor de Lótus, mas praticam os Ensinos Provisórios, são contraditórios e inautênticos.

Nitiren Daibossatsu na Escritura “Ueno Ama Gozen Gohenji”, deixa claro que Buda escolheu a Flor de Lótus como símbolo do Sutra Lótus porque é a única que produz as flores e as sementes ao mesmo
tempo, assim como ocorre com o Sutra que possibilita aos devotos as virtudes da prática (semente) e consequentemente da iluminação (flores). Em outra escritura chamada “Toutaiguisho” (Shukussatsu p.
991) o Grande Mestre nos ensina: “Para aquele que, sinceramente, abandonar os ensinos provisórios, crer no Sutra Lótus e orar unicamente, o Namumyouhourenguekyou, os Três Caminhos – Tentação,
Carma e Sofrimento – transformarão nas Três Virtudes – o Corpo Dármico, a Sabedoria e a Libertação. As Três Visões e as Três Evidências manifestar-se-ão numa só mente. O local onde reside esta pessoa, será a
Eterna Terra Pura. Serão méritos dos discípulos e seguidores de Nitiren: A Terra habitada e o habitante, a mente e a matéria, o corpo e as funções conjuntas, os Três Corpos Búdicos por excelência, e a vida
eterna do Caminho Primordial do próprio corpo búdico Flor de Lótus. É o que representa o próprio corpo do Darma de Lótus…”

Portanto, mesmo vivendo num mundo repleto de impurezas e sofrimentos, através das virtudes da pratica da meditação ativa da oração do Namumyouhourenguekyou, não só podemos alcançar as
bençãos da saúde física e mental pra sobressair puro e belo como a Flor de Lótus, como também edificar a Terra Pura nesta vida, convertendo o maior número de pessoas.