Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 1554

A primeira monja budista
06/11/2020
Ganância – Um dos Três Venenos
13/11/2020

“A fé deve ser praticada
sem nenhum descuido.
O shakubuku é bom não ir
contra as leis do mundo”.

Por Shintoku Macedo

*Shakubuku = orientação compassiva

Este verso do Grande Mestre Nissen Shounin nos ensina que uma pessoa incapaz de sentir compaixão permanece indiferente sem praticar o shakubuku quando vê outra cometer heresias. Esta atitude é contrária ao  verdadeiro intuito do Buda. Os fiéis da HBS não devem viver fechados no seu próprio mundo. Devem corrigir mutuamente as heresias e transmitir os bons ensinamentos uns aos outros. É importante a postura ativa de incentivar e envolver as demais pessoas. Na nossa prática religiosa, o mais importante é, em primeiro lugar, “prometer a si próprio jamais cometer heresias”. E é importante também corrigir, através da prática de shakubuku, as heresias cometidas por outros fiéis.

É muito comum as pessoas acharem que não têm nada a ver com a vida alheia e dessa forma permanecerem indiferentes diante da heresia dos outros. Entretanto, com essa atitude, estão se tornando cúmplices, incorrendo os mesmos erros e assim acumulando carmas negativos e até comprometendo a própria fé religiosa. Estão contrariando a essência da prática de shakubuku que é a prática central dos ensinamentos contidos nos Oito Primeiros Capítulos do Caminho Primordial do Sutra Lótus.

Além disso, com respeito à transmissão de ensinamentos, podemos dizer a mesma coisa. Todas as vezes que ouvimos um discurso religioso gratificante, não devemos guardar essa alegria apenas para nós, mas devemos compartilhar o conteúdo desse discurso com outras pessoas. Se isso não acontecer, estamos novamente desrespeitando o verdadeiro intuito do Buda, gerando um resultado carente de compaixão, contrariando assim o espírito de bossatsu.

No homem moderno é comum a política da não interferência na vida dos outros, ou do ditado “Cada macaco no seu galho”. Os fiéis da HBS não devem seguir essas tendências da vida moderna, pelo menos no que diz respeito às práticas religiosas. Caso contrário, não é possível concretizar as atividades religiosas de shakubuku. Um fiel deve corrigir as heresias do outro e transmitir os discursos religiosos, incentivar a participação nos cultos e nas atividades, incentivar também a promover os cultos. E o mais importante é fazer as conversões de novos fiéis. Enfim, há muitas formas de trabalhar com a interação entre os fiéis.

Assim, o verso acima ensina o caminho para satisfazer o verdadeiro intuito do Buda e a missão de cada fiel da HBS, que é trabalhar com o espírito de Bossatsu para que outras pessoas também possam receber as bênçãos.