No budismo primordial temos como prática principal a pronúncia do Darma Sagrado Namumyouhourenguekyou, e como é uma recitação, utilizamos obviamente a boca e isso faz com que nós utilizemos o nosso corpo.
O som é um fenômeno mecânico acústico, que pode ser desde algo inaudível aos ouvidos humanos até algo totalmente irritante e prejudicial.
A sonoridade pode representar desde fatores da natureza até sons dos mais criativos e imaginários.
Tem um poder de interferência nas células humanas. Bastam perceber os efeitos da influência da música com seus acordes, harmonias entre outras propriedades nos seres humanos, animais e vegetais.
O Mantra é uma recitação em forma de oração, feita de forma ritmada, compassada, com volume sonoro de acordo com as necessidades e objetivos.
Além do aspecto mecânico dos efeitos sonoros, tem-se o lado místico e espiritual, aplicado de acordo com a crença professada. Alguns com efeitos de tal grandeza que levam o indivíduo ao êxtase. Tem capacidade de servir como foco para a mente se concentrar.
A neurociência vem estudando os efeitos da recitação do mantra nos cérebros, os resultados são satisfatórios com a melhora na área cognitiva, aumentando a capacidade de concentração, mudanças de hábitos.
Quanto mais recitar é melhor. Um exemplo disso que pode ser citado é o fato de ter sido observado melhora com impacto positivo na velhice.
Por exemplo, quando recitamos o Mantra verbalmente, produzimos o efeito mecânico do som, e assim trabalhamos a respiração, com o ar expelido saindo pela laringe, produzindo vibrações nas cordas vocais, além da capacidade energética produzida pelo mecanismo respiratório com a captação do O2 (oxigênio) e eliminação do CO2 (gás carbônico).
Na respiração celular com o uso de O2, ocorre à produção de energia, da combustão resultante surge o CO2 que é nocivo. O sangue capta esse CO2 (sangue venoso) e vai até os pulmões para produzir a homeostase (troca gasosa).
O pulmão capta o O2 do meio exterior e faz a troca captando o CO2 do sangue e dando em troca O2, transformando o sangue venoso em sangue arterial.
Esse sangue retorna ao coração que vai distribuí-lo a todas as células do corpo para energizá-las novamente e assim o ciclo se repete.
E assim há vantagens obtidas na melhora do sistema endócrino, sistema imunológico. sistema cerebral entre outros.
Na recitação do Mantra os fenômenos são idênticos.
Em conclusão, observamos as melhoras fisiológicas dos diversos sistemas, controle postural, melhora da função cerebral, da condição espiritual, tornando-nos melhores seres humanos.