Preconceito

Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 3158
25/11/2020
Respiração na Meditação
04/12/2020

O preconceito, segundo o dicionário Aurélio, significa: conceito ou opinião formado antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; ideia pré-concebida.

No Budismo Primordial é nos ensinado que devemos banir do nosso coração todo e qualquer tipo de sentimento negativo e que nos desvirtue do caminho da salvação. O preconceito é um desses sentimentos.

Conforme consta nas Vinte e Quatro Palavras Dármicas: “Eu vos respeito profundamente. De maneira nenhuma voz desprezo. Isso justamente porque vós todos ao praticardes o Caminho de Bossatsu certamente atingireis a iluminação”. Está muito bem claro que jamais devemos desprezar ou julgar alguém de forma leviana, ou seja, sem conhecer a pessoa.

É muito fácil julgar as pessoas sem conhecimento de causa, agora o difícil é tentar conhecer esta pessoa e aceitá-la do jeito que ela é, desta forma podemos descobrir nesta pessoa as suas qualidades e até mesmo se tornar uma grande parceira de prática religiosa.

Existem tantas coisas negativas neste mundo que vivemos, por isso não precisamos arrumar mais sofrimentos, esta Era chamada Mappou (Era da decadência espiritual) por si só já é muito difícil viver bem com as demais pessoas, mas se começarmos a entender mais esta relação com certeza a nossa vida vai melhorar.

Seria como oferecer uma comida a alguém, e ela dizer: – Não gosto disso.

Mas se você perguntar para ela se ela já provou e ela dizer que não, como então saber se é gostoso ou não.

A mesma coisa acontece quando conhecemos alguém. Como saber se ela é boa ou não se você nunca contracenou com ela? Devemos olhar para as pessoas com o sentimento de compaixão tentar descobrir quais são os seus gostos, das coisas que ela não gosta e etc. Trazer ela sempre para perto de nós e oferecer a ela a oração Sagrada do Namumyouhourenguekyou.

Muitas vezes o fato de não gostar de alguém vem de dentro de nós, e não da outra pessoa. Por isso devemos ter muito cuidado com o trato com aquelas pessoas que não conhecemos, pois podemos esta enterrando alguém que na verdade precisa de nós.

A nossa missão, como devoto do Sutra Lótus, é levar a todas as pessoas a salvação pelo Darma Myouhou, e não fazer o contrario que prega o ensinamento de Buda.

Portanto vamos tomar muito cuidado em não julgar as pessoas sem antes conhecê-la, tentar ao máximo entender todos os tipos de pessoas, levando em conta que também podemos estar sendo julgados por alguém, e o sentimento de preconceito não deve ser alimentando por nós budistas primordiais e sim combatido com o Darma Sagrado Namumyouhourenguekyou.