Este artigo é uma colaboração de Cristina Tiemi Okamoto, Diretora de expansão da HBS do Brasil. Agradecemos profundamente por compartilhar a experiência, e rogamos para que os fiéis do Templo Hompoji continuem realizando as atividades de expansão com determinação.
Arigatougozaimassu
Nos últimos anos, o Templo Hompoji tem passado por importantes mudanças e há cerca de 5 anos, enquanto diretora Cultural e Filantrópica, venho desenvolvendo projetos internos voltados ao desenvolvimento dos fiéis. Dentre eles, um especial focado no desenvolvimento de hábitos que geram resultados orgânicos de mais felicidade e plenitude (baseado em ensinamentos do Budismo Primordial, com base científica da Análise do Comportamento e em estudos de renome na área, dais quais, publicações de Harvard, etc). Foram testados vários formatos ao longo desses anos, com acompanhamento intensivo dos fiéis por 2 meses consecutivos cada ano, tendo como resultado, sucesso na transformação pessoal dos participantes e interesse por atividades religiosas do templo. Esse projeto intitulado “Campanha prática de virtudes” tem o lema da religião como seu maior norte. Será publicado sobre ele em um próximo artigo.
Outra ação, é um projeto para público externo, que surgiu ouvindo as demandas de interessados na religião. Foi desenvolvido um formato de Retiro Espiritual a partir de leituras de ensinamentos dos Grandes Mestres, juntamente com conhecimentos da Psicologia e acompanhamento do bispo do templo. O dia do retiro foi organizado com 7 horas de atividades de desenvolvimento emocional profundo, focado em autoconhecimento, replanejamento de importantes áreas da vida e intensa entrega ao mantra sagrado. Tivemos conversão no mesmo dia, de fiéis que continuaram a frequentar o templo ao longo dos anos seguintes.
Com base no sucesso das primeiras versões testadas nos anos de 2016 e 2017, no ano de 2018, juntamente com a diretoria do templo e enquanto diretora de expansão da HBS do Brasil, decidiu-se por fazer dois retiros espirituais no ano (feriados de maio e setembro) e testar mais aprimoramentos.
Na 3ª versão do retiro espiritual realizado no templo (de Maio/ 2018) decidimos abrir 35 vagas com formato de 7 horas de imersão. Neste evento foram feitas 37 inscrições, o público tinha idade entre 16 a 46 anos, dentre eles, 78% eram mulheres. O custo do evento é baixo (inscrição 30 reais), inclui coffee, materiais impressos, pastas e lembrancinha. É realizado com ajuda e apoio do sacerdote e bispo do templo, da equipe de fiéis (jovens, expansão, cultural, departamento feminino) e doação total de prestação de serviço que tem base e empenho profissional em Psicologia, sobrando dinheiro no caixa para investimento no próximo. A avaliação final e feedbacks sobre o retiro foram bastante interessantes e positivos, demonstrou verdadeira transformação das pessoas envolvidas, reflexão pessoal para mudanças de postura e interesse por conexão espiritual.
Até o mês de abril/18 o templo cumpria com 30% das metas de conversão de fiéis, após o retiro, em maio foi alcançado 60% da meta do ano (5 conversões de participantes) e ainda, duas pessoas planejando ostentação do Gohonzon. Mais alguns outros participantes ainda não converteram, mas continuam interessados nas atividades oferecidas pelo templo. Esse ano, incluímos ações pós retiro, com acompanhamento dos interessados, fazendo grupo de discussão e ensino sobre a religião. Notamos que essa iniciativa fez bastante diferença em mais conversões e interessados.
Abaixo segue a publicação que foi feita e divulgada (do Retiro Espiritual maio/2018). Das pessoas que se inscreveram 60% relataram que souberam do retiro através do Facebook e 35% através de outra pessoa.
Logo mais, no mês de setembro/2018, será testado um novo formato de Retiro Espiritual em ambiente ao ar livre, com a temática “Desenvolvendo habilidades de presença de qualidade”. Serão incluídos alguns treinos de habilidades, dentre eles o entoar o mantra sagrado de maneira adequada (para gerar resultados mensuráveis na saúde física e emocional) e habilidades que ajudam a focar no momento presente, podendo se relacionar com mais gentileza e amorosidade em relação a si e ao outro.
Enquanto fiel Budismo Primordial, sinto-me honrada e grata pela oportunidade em poder praticar a fé e ensinamentos que verdadeiramente podem mudar a vida para melhor. Nossa religião tem toda a essência e base para isso, cabe a nós encontrar meio para “traduzir” formas e meios de como ajudar mais e mais pessoas a engajarem nesse mesmo propósito.
Agradecimentos especiais ao nosso amigo e finado Hakuzeshi que sempre acreditou nos projetos e se engajou de corpo e alma, mesmo antes de saber se daria certo. Agradecimento ao Correia Odoshi pelo apoio aos projetos e modelo oferecido, ao Sacerdote Gyouenshi por toda sua dedicação e desprendimento, ao Takassaky Odoshi pelo convite ao cargo de expansão e a oportunidade em estudar mais possibilidades para implementar ações em outros lugares do Brasil, ao Sacerdote Gyouunshi pelo seu imenso apoio e contribuição para expansão da religião no país e a todos diretores e fiéis envolvidos ao longo desses anos. Tem sido uma grande honra contribuir de algum modo, que possamos continuar e crescer mais.
Autoria: Cristina Tiemi Okamoto | Julho/2018
Diretora de expansão da HBS do Brasil
Diretora Cultural e filantrópica do templo Hompoji
Praticante da fé dentro dos princípios da HBS desde a infância (herança por parte de avós e pais). Psicóloga, atua em clínica, realiza palestras, entrevistas em rádio e TV, ministra aulas em pós graduações. Mestrado em Análise do Comportamento, Especialização em Análise do Comportamento Aplicada, especialista no tratamento de transtornos de ansiedade e problemas de relacionamento.