A DJUB, Departamento da Juventude Butsuryu-shu, teve sua fundação oficial em 1975, com primeiro encontro dos jovens a nível nacional, realizado no então Templo Nikkyoji na Vila Gumercindo (são paulo – SP). Na época, era chamada de AJUB (Associação da Juventude Butsuryu-shu).
A DJUB surgiu com o objetivo de reunir jovens da religião budista Honmon Butsuryu-shu (Budismo Primordial).
Segundo relatos, já existiam associações de forma regional sem uma maior organização. Sendo assim. Devido à importância de orientação centralizada religiosa e doutrinação dos jovens, foi então oficializada a DJUB Central.
A função primordial da DJUB central era estar sempre antenada aos acontecimentos desse grupo, que é fundamental para o futuro da religião, visando sempre buscar o aperfeiçoamento espiritual intelectual e físico baseado na formação moral e espiritual, de acordo com os moldes e princípios dos ensinamentos do Budismo Primordial.
Muitos dos atuais diretores e presidentes dos tempos e também da administração Central vieram das DJUBs. Alguns, inclusive, se tornaram sacerdotes e hoje se dedicam à expansão.
Visando o futuro, deve-se incentivar os eventos nos templos, que promovam a herança religiosa (hottou souzoku). Em caso de programações nacionais, devemos prestigiar com a participação dos jovens dos templos.
Dessa forma, estaremos promovendo a integração de jovens budistas e incentivando o intercâmbio deles, bem como seu aprimoramento na prática da fé.
“É motivo de grande alegria
viver sem mesmo esquecer
a felicidade de encontrar
o único Darma Sagrado.”