Os atletas das Olimpíadas Rio 2016 puderam contar com um centro ecumênico montado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) durante os Jogos do Rio. O espaço reune representantes de cinco religiões (cristianismo, judaísmo, budismo, hinduísmo e islamismo) e já se tornou uma tradição em todas as edições olímpicas.
O Budismo Primordial foi convidado a representar as religiões budistas. Instalado na Vila Olímpica, onde mais de 10 mil atletas de diversas nacionalidades se hospedaram, atletas e treinadores puderam meditar, fazer preces e celebrações.
Foram praticamente dois meses de plantões diários das 7h até as 22h, desde a Abertura Oficial da Vila dos Atletas, em 24 de Julho até o Encerramento das Paralimpíadas, em 21 de Setembro. Durante esse evento, o trabalho dos sacerdotes do Budismo Primordial foi destaque em muitos meios de comunicação, como O Globo, Diário de Notícias, Folha de São Paulo, Globo Esporte, A Tribuna, e até mesmo no canal japonês NHK, entre muitos outros.
A matéria com o depoimento dos sacerdotes convocados para esta atividade religiosa está disponível na Edição 121 da Revista Lotus.