No Budismo Primordial, chamamos de atividade religiosa (Gohoukou) todos os serviços prestados pelos fiéis e sacerdotes em benefício da religião.
Os fiéis realizam essas atividades de forma voluntária, ou seja, não remunerado financeiramente. Esses serviços consistem na conversão de fiéis, orientação e educação de um novo fiel, colaboração na limpeza do Templo, no auxílio da preparação de Grandes Cultos, atividades festivas ou no exercício de um cargo.
Todos devem fazer as atividades com humildade e muita satisfação. Todos os esforços desprendidos nas atividades religiosas se transformam no acúmulo de virtudes, que retornam a nós na forma de saúde física, mental e prosperidade em todas as atividades da nossa vida.
Todos, independentemente de gênero, cor, idade, posição social e nível de instrução devem realizar as atividades religiosas sem trégua. Nunca podemos dizer “já fizemos muito, por isso, quero descansar um pouco”. As atividades religiosas, junto com a prática da pronuncia do Namumyohourenguekyou, é a prática mais importante do Budismo Primordial para o recebimento das bênçãos.
Há um ensinamento do Grande Mestre Nissen Shounin que nos ensina:
“Faça o gohoukou, de acordo
com a própria capacidade
e ainda conscienciosamente,
sem economizar esforços.”
Grande Mestre Nissen Shounin, Verso nº2116