H onmon Butsuryu Shu (HBS) significa Religião Budista do Caminho Primordial do Sutra Lótus estabelecida pelo Buda Primordial, mais conhecido no Brasil como Budismo Primordial.
O Buda Primordial (Kuon no Honbutsu) não tem começo nem fim. É a divindade única que rege o cosmos. É a Verdade única que engloba todos os fenômenos e a realidade das coisas. Sua existência é revelada nos Oito Primeiros Capítulos do Caminho Primordial do Sutra Lótus (Honmon Happon) através do corpo físico do Buda Shakamuni. Estes capítulos tratam da existência e da identidade do Buda Primordial e, acima de tudo, transmitem seus ensinamentos que visam nos conduzir à iluminação e à extinção do sofrimento.
O Buda Primordial está eternamente pregando o Sutra Lótus para beneficiar e salvar os seres nesta era de degeneração. Portanto, podemos dizer que, por sua compaixão e presença, o Buda nos transmite a essência de seus ensinamentos – o NAMUMYOUHOURENGUEKYOU – e faz de nós os seres mais privilegiados dentre todos.
Buda Shakamuni deixou aproximadamente 84.000 ensinamentos. Porém, nos últimos oito anos que antecedem o seu falecimento, ele revelou que todos os ensinamentos até então pregados eram provisórios, uma espécie de preparação para o ensinamento último, o Sutra de Lótus. Segundo consta, “Dentre os sutras, este é o Rei Soberano”.
Conforme os ensinamentos do Grande Mestre Nissen Shounin, a Honmon Butsuryu Shu tem como objetivo transmitir a doutrina da compaixão do Buda Primordial, a verdadeira essência do Sutra Lótus, proporcionando a felicidade plena a todos os seres, independentemente de eventuais diferenças e circunstâncias que possam existir. Neste contexto, o Grande Mestre Nissen Shounin estabeleceu a religião em 12 de janeiro de 1857.
Vivemos um período conturbado. Embora acontecimentos tristes existam em qualquer parte do mundo, é de nossa responsabilidade tornar este mundo o paraíso ou o inferno. Por isso a Honmon Butsuryu Shu não visa apenas a felicidade própria.
Visa, principalmente, proporcionar alegria às pessoas que estão ao seu redor, através da prática do Odaimoku (entoação da Oração Sagrada) e da dedicação ao próximo, atingindo assim o estado de iluminação de Buda através da ação altruísta de um bossatsu (do sânscrito bodhisattva).
Atualmente, há aproximadamente 270 templos da Honmon Butsuryu-Shu no Japão. A expansão para o exterior teve início no século XX. Hoje há templos e fiéis também na Coréia do Sul, Taiwan, Estados Unidos da América, Havaí, Sri Lanka, Austrália, Itália, Filipinas, Cingapura, Índia, Nepal, além do Brasil que, com 11 templos e cinco núcleos, é o maior país em número de adeptos fora do Japão.