Palavras do Arcebispo Correia Nitiyuu Shounin
Arigatougozaimassu.
Hoje o tempo já esfriou e parece que inverno voltou. Mas, no dia do nosso evento “9º Caminhada da Paz” e “1º Festival da Paz” a organização transcorreu bem, o tempo ensolarado foi maravilhoso e o engajamento de todos os Templos, da cidade e da Prefeitura de Tapiraí foram todos especiais.
De fato, fomos abençoados. E agradecemos profundamente a todos pelos gohoukos, doações e demonstração primordial de devoção.
Este ano, a coincidência do final de semana, o descerramento das placas inaugurais e o planejamento de dois dias seguidos, favoreceu a participação e confraternização.
No dia 5, na Caminhada da Paz, participaram 262 pessoas e somando a participação do dia seguinte, mais de 500 pessoas participaram este ano.
E tbm agradeço profundamente os Bispos Superiores, todos os Bispos, Sacerdotes, Presidente do Budismo Primordial, Presidentes de todos os Templos, todos os fiéis e participantes. Um gohoukou digno do ano dos 800 anos de nascimento do Grande Mestre Nitiren Daibossatsu.
E falando de paz tbm, hoje estive lendo o Juramento da Paz, anualmente feito por um casal de crianças, no dia 6 de agosto, em Hiroshima.
E em seu conteúdo, sobre a paz, consta o seguinte:
(em JP)
“Heiwa towa, shizen ni egao ni nareru koto.
Heiwa towa, hito mo dibun mo shiawase de aru koto.
Heiwa towa, yume ya kibou o moteru mirai ga aru koto”
(em PT)
“Paz é poder sorrir naturalmente.
Paz é ser e ver as pessoas felizes.
Paz é poder ter um futuro de sonho e esperança.”
Um juramento em estilo de prece que abrange todos os seres.
E para essa concretização o Grande Mestre Nissen Shounin nos ensina:
Verso n. 580
“Ainda que viva o mesmo mundo,
pela transformação espiritual
e pelo ato de desprendimento
encontrará a paz dentro de si.”
Mesmo vivendo num mesmo mundo, somente a transformação espiritual pela prática da fé do Odaimoku poderá nos abençoar com a paz de espirito que necessitamos. E isso para podermos fazer mais gohoukos ainda. Pois, essa é a autenticação de uma bênção que se recebe.
Muito obrigado pelos gohoukos de sempre.
Arigatougozaimassu.
Arcebispo Correia Nitiyuu Shounin