Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 2297

Mistura de Crenças
February 21, 2020
Orações Fervorosas
February 28, 2020

“O sentimento das pessoas
difere de uma para outra,
assim como não existem
pessoas com o mesmo rosto”.

Por Shintoku Macedo

 

Este verso do Grande Mestre Nissen Shounin nos ensina que a diversidade de pessoas e personalidades que existem não representa necessariamente a causa de um sofrimento, justamente pela nossa proposta da fé que é a “união pela oração”, independente das diversidades, mas, no entanto, unidos pela oração do Darma Sagrado todos poderemos superar as nossas limitações e juntos recebermos as bênçãos.

Acontece com inúmeras pessoas de encontrar no trabalho, na escola, nas associações e até mesmo dentro do Templo que frequentamos alguém que não nos agrada, e muitas vezes a reação das pessoas é deixar de ir a esses lugares por causa da pessoa.

Mas isso não resolverá o problema. Em todo e que qualquer lugar que nós formos estaremos sempre encontrando pessoas com as quais não nos damos bem. O Nobre Buda mesmo já disse: “Este é um dos sofrimentos inevitáveis nessa vida”. De uma forma ou de outra temos que conviver com quem não gostamos.

Portanto, nós devemos acima de tudo estar conscientes de que as pessoas pensam diferente de nós e, a partir disso, tentar ao máximo compreender cada personalidade e tentar o entendimento.

Muitas vezes o erro não está na pessoa que não nos agrada, mas sim pelo fato de sermos intolerantes e precipitados no julgamento das pessoas. Sabemos que existem pessoas mal intencionadas, e para essas pessoas o remédio é saber que ela está mal orientada espiritualmente, e para isso a pratica da fé é de suma importância para o nosso bem e das demais pessoas.

Citação do Grande Mestre Nissen Shounin:

“Na prática da fé existe intensidade maior ou menor. De acordo com a intensidade da prática, as bênçãos serão manifestadas”.

(Coletânea Nissen Shounin, vol.12, pág, 145).

Se não for essa a nossa conduta perante a Imagem Sagrada (Gohouzen) e as pessoas, não importa onde nós estejamos nunca nos daremos bem com nenhuma outra pessoa, por isso é importante ouvir este ensinamento de hoje e repassar para todas as pessoas, que com certeza a salvação estará sendo cultivada.

É isso que nos ensina este verso do Grande Mestre Nissen Shounin.