4ª Caminhada da Paz

Itiniti Isshou – Um dia, uma vida!
27/07/2018
Expandindo a HBS: Novo formato de Retiro Espiritual
14/08/2018

No dia 6 de agosto no Japão o mundo relembra uma das maiores tragédia vivenciadas pela humanidade em todos os tempos. Em 1945 os moradores de Hiroshima começavam mais um dia de trabalho, quando soaram a sirenes anunciando um ataque aéreo.

Não demorou muito para a tragédia se concretizar: um avião estadunidense abriu seu alçapão inferior e soltou sobre a cidade a primeira bomba atômica. Três dias após a destruição de Hiroshima, outro avião norte-americano atacou a cidade de Nagasaki, também no Japão. Estima-se que, juntas, as duas bombas chacinaram mais de 135 mil pessoas.

As conseqüências das bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki foram desastrosas. O poder consumidor das bombas foi além da destruição de lugares e pessoas, atingindo a área da genética. Os efeitos causados fez com que os seus sobreviventes transmitissem as lesões para as próximas gerações. Até hoje, crianças nascem com problemas genéticos causados pela radiação das bombas.

Em memória às vítimas deste triste acontecimento, anualmente no dia 5 de agosto a HBS do Brasil realiza a Caminhada da Paz. A quarta edição aconteceu no último domingo.  Aproximadamente 100 pessoas saíram da Praça Central e caminharam até o Santuário Ecológico para ali tocar o Sino da Paz na hora exata de 20h15 (8h15 do dia 6 de agosto, no Japão), horário em que a bomba atômica foi lançada em Hiroshima.

 

 

O evento foi abrilhantado com a presença do prefeito da cidade de Tapiraí, Alvino Guilherme Marzeuski, que participou pela primeira vez do evento, e do vereador Lucas Figueiredo. O presidente da HBS do Brasil, Edson Higashibara, também fez o uso da palavra, assim como a Diretora do Santuário Ecológico, Yukie Yokoji.

A caminhada encerrou com um culto budista no Sino da Paz, réplica homologada do Sino de Hiroshima, no qual o Arcebispo Takassaky reforçou a reflexão e pedido pela paz mundial através da não-violência nas atitudes e pensamentos no dia-a-dia.