Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 2057

”Tudo que fizer bem o mal
retorna para si mesmo.
tão natural quanto o
fogo quente e a água fria”

Por Hakuei Cardoso

É um verso do Grande Mestre Nissen Shounin, que nos ensina a importância de viver neste mundo com responsabilidade. Se seremos felizes ou infelizes só depende do que fizermos nesta vida. Ou seja, é a Lei de Causa e Efeito.

Neste mundo Saha só ha dois caminhos a seguir: o primeiro, escolher sempre praticar as ações boas e colher os frutos bons destas boas ações e consequentemente sermos felizes; e a outra é escolher  praticar as ações más, colher os frutos ruins  destas más ações e conseqüentemente sermos infelizes. 

Embora haja muitas oportunidades de sempre podermos fazer a escolha certa, ou seja, praticarmos as boas ações, há aquelas pessoas que escolhem praticarem as más ações. Entretanto, isso só fará mal a si mesmo.

Um exemplo prático de alguém que age de acordo a Lei de Causa e Efeito, é a historia de um fazendeiro que venceu o prêmio “Milho crescido”.

Todo ano ele entrava com o seu milho na feira e ganhava o maior prêmio. Uma vez um repórter de jornal o entrevistou e aprendeu algo interessante sobre como ele cultivava o milho. Descobriu  que o fazendeiro compartilhava a sua semente de milho com os seus vizinhos.

Perguntou o repórter: “Como pode você compartilhar a sua melhor semente milho com seus vizinhos, quando eles estão competindo com o seu a cada ano?”

Replicou o fazendeiro: “Você não sabe? O vento apanha o pólen do milho maduro e o leva através do vento de campo para campo. Se meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização degradara continuamente a qualidade do meu milho. Se eu for cultivar milho bom, eu tenho que ajudar meus vizinhos a cultivar milho bom.”

Ele era atento à conectividade da vida. O milho dele não poderia melhorar, a menos que o milho do vizinho também melhorasse.

Assim também acontece em outras dimensões. Aqueles que escolhem estar em paz devem fazer com que seus vizinhos estejam em paz. Aqueles que querem viver bem têm que ajudar os outros para que todos vivam bem. E aqueles que querem ser felizes têm que ajudar os outros a acharem a felicidade. O bem-estar de cada um está ligado ao bem estar de todos. A lição para cada um de nós é que, se quisermos cultivar algo de bom, temos que ajudar o próximo também fazer o mesmo. 

Agir com responsabilidade é um dever de todos nós. É condição básica para uma vida de sucesso e plena de felicidade.

O Mestre Nissen Shounin nos ensina: “Saiba que o efeito se encontra na causa”

Portanto, rogo para que todos tenham uma vida tranqüila e próspera tendo como base a pronúncia constante do Namumyouhourenguekyou transmitido pelo Jyougyou Bossatsu, causa e essência e semente da iluminação.