Arigatougozaimassu.

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Bispo Nitien Matsumoto, no dia 27 de maio de 2020, aos 74 anos de idade.

 

Ele exerceu o cargo de Diretor de Expansão Internacional da HBS Mundial por longo período, inclusive na época das comemorações do Centenário do Budismo no Brasil (2008).

O Bispo Matsumoto também foi o bispo antecessor do Templo Myoufukuji, na cidade de Quioto, onde atualmente seu filho, Genkun Matsumoto, exerce o cargo de bispo.

Por ter incentivado fortemente a HBS do Brasil enquanto exerceu o cargo da Expansão Internacional, e mesmo depois disto, realizaremos a celebração da Cerimônia de Funeral nos templos do Brasil no dia de hoje.

O Culto Oficial Fúnebre (Honsou) no Japão acontecerá no Templo Myoufukuji, no dia 30 (sábado) às 10:00 horas da manhã (horário do Japão).

No Brasil, realizaremos o Culto Fúnebre hoje às 19:00 horas na Catedral Budista Nikkyoji e Templo Ryushoji. E às 20:00 horas também na Matriz Espiritual Templo Taissenji.

Todos terão transmissão ao vivo.

Os demais bispos e sacerdotes do Brasil estarão acompanhando em seus respectivos templos neste mesmo horário as orações, por isso convidamos também a todos os fiéis a acompanharem e participarem nos altares de suas residências.

Disponibilizaremos os links dos Cultos Fúnebres do Templo Myoufukuji, Catedral Nikkyoji, Templos Taissenji e Ryushoji a partir desta página pouco antes da celebração de cada culto.

Abaixo os horários de cada celebração (todos no horário do Brasil):
Culto Fúnebre na Catedral Nikkyoji – Dia 29 às 19:00 horas
Culto Fúnebre no Templo Ryushoji – Dia 29 às 19:00 horas
Culto Fúnebre na Matriz Espiritual Taissenji – Dia 29 às 20:00 horas
Culto Oficial Fúnebre (Japão) – Dia 29 às 22:00 horas

Aos fiéis que forem realizar o enunciado de orações póstumas ao Matsumoto Odoshi em seus altares, disponibilizamos abaixo as informações a seu respeito:

Bispo Nitien Matsumoto
Título Honorífico: Pré-Pontífice Shouhouin Nitien Shounin ( 松峰院日延上人 )
Falecimento: 27.maio.2020
Idade: 74 anos