O Odaimoku (Mantra Sagrado Namumyouhourenguekyou) praticado no Budismo Primordial, que é a Causa, Essência e Semente da Iluminação, encontra-se embasado nos Oito Primeiros Capítulos do Caminho Primordial do Sutra Lotus (Honmon Happon). É o único Mantra Sagrado que tem o poder de eliminar gradativamente os sofrimentos das pessoas na era atual, que chamamos de Mappou – Era da Decadência. Essa descoberta foi feita pelo Grande Mestre Nitiren Daibossatsu. 

Para tanto o caminho foi bastante intenso e árduo. Durante 16 anos, ele percorreu por vários templos de diversas linhagens budistas e, aos 21 anos de idade ingressou no mosteiro mais conceituado da época, localizado no Monte Hiei (Hieizan), na cidade de Kioto, onde estudou profundamente inúmeras literaturas budistas durante 11 anos, chegando a conclusão, que na Era Mappou, para trilhar e consequentemente concretizar a Iluminação  pregada por Buda, bastaria seguir os Oito Primeiros Capítulos do Caminho Primordial do Sutra Lotus e  pronunciar o Odaimoku. Foi então que no dia 28 de abril de 1253, aos 32 anos de idade, fez o seu primeiro pronunciamento. Chamamos isso de RIKKYOU KAISHUU, ou seja, “Estabelecimento da Religião do Mantra Sagrado Namumyouhourenguekyou”. Nesse momento surgiu um pássaro, grou, cortando o céu como se estivesse comemorando o instante sublime. 

Com isso o Grande Mestre Nitiren Daibossatsu se conscientiza que a missão conferida pelo Buda Primordial de propagar o Odaimoku na Era Mappou, era para ele mesmo. A  partir dessa data autodenominou-se NITIREN, “aquele que, como o sol e a lua ilumina a escuridão”. “Aquele que, propaga o Odaimoku para conduzir o mundo à Salvação”.  

Graças ao RIKKYOU KAISHUU o Mantra Sagrado encontra-se estabelecido. O Budismo Primordial Honmon Butsuryu-shu é chamado também de “Religião da Oralização do Mantra Sagrado” (Kushou-shu). Religião que prioriza e pratica de fato o NAMUMYOUHOURENGUEKYOU, não apenas em datas especiais, mas também, todos os dias. 

Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 3247:

“No momento da fundação da Religião
por Nitiren Daibossatsu,
bailou o pássaro Grou
no céu da Floresta Alvorada.”