Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 897

“Não há prática mais mística
que orar o Odaimoku.
Traz o equilíbrio físico
e a lapidação espiritual.”

Por Jyunshou Yoshikawa

O Grande Mestre Nissen, através deste verso nos ensina a maneira mais simples para alcançarmos o pleno equilíbrio, que é através do Mantra da Iluminação, o Namumyouhourenguekyou.

É místico pois mesmo não sabendo o significado do que estamos pronunciando, nos proporciona imensuráveis virtudes. E essas virtudes são tão benéficas que a alma (ou coração, ou mente) e até o corpo se apaziguam a ponto de entrarem em sintonia e assim atingirmos o pleno equilíbrio.

Há quase três mil anos o Buda Shakyamuni antecipou aquilo que o ser humano mais precisaria para poder enfrentar as dificuldades e consequências da era da informação no século 21, que hoje vivemos. A esse estado de pleno equilíbrio chamamos Estado de Iluminação ou Estado de Buda.

Atualmente temos dificuldade de administrar o tempo, o dinheiro, a casa, a família, trabalho etc. E até o que já temos convivência desde que nascemos, já não estamos conseguindo administrar, como todas as saúdes (física, mental e sentimental). Acredito até que nós do século 21 somos pré-dispostos a todos os tipos de transtornos, já que sabemos de todas essas dificuldades e mesmo assim não paramos para nos cuidarmos, ou só paramos quando não dá mais para continuar. Mas aí, o cansaço, o medo, a falta de vontade para tudo é tão grande que não dá nem para se cuidar mais. Se chegar nesse ponto é muito mais difícil de equilibrar, mas se não orar o Namumyouhourenguekyou, jamais melhorará.

O Buda Shakyamuni nos ensina que a causa do desequilíbrio é comum, e igual para todos. São os “Três Venenos” que agem e tomam conta de nossos pensamentos, sentimentos, falas, gestos e ações. A ira, ignorância e a ganância são os três venenos que todos, sem exceção têm e são a causa de nossos sofrimentos e dificuldades. Mesmo toda a sabedoria do mundo não conseguiria domar esses nossos três venenos. Entretanto, quando recitamos o Mantra Namumyouhourenguekyou sempre, a ira, a ignorância e a ganância enfraquecem, permitindo que acumulemos virtudes que misticamente nos encaminham para o Estado de Buda.

O mais importante e marcante no Budismo Primordial é que praticamos o Mantra que nos oferece a Iluminação em vida, ou seja, não precisamos esperar a morte para ser um iluminado. 

Acumule as virtudes do Darma Namumyouhourenguekyou, que gerará o equilíbrio físico e a lapidação espiritual.