Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 2388

“Para as mãos agarrarem
a felicidade plena,
desgarre da ganância
ao oposto do que pensa “

Por Hakuei Cardoso

Este verso do Grande Mestre Nissen Shounin nos ensina que para sermos plenamente felizes é preciso impor limites aos nossos desejos.

De acordo com o dicionário Aurélio o termo ganância significa sede ou ambição de ganho. 

No budismo a ganância é vista como um estado de vida. É descrito como estado de fome, essa condição é determinada por desejos egoístas e ilimitados de riqueza , fama e prazeres, os quais nunca são satisfatórios.  Para o Grande mestre Nissen Shounin, a condição para sermos plenamente felizes, é impondo limites aos nossos desejos. Ou seja , devemos aprender a controlar as nossas vontades diante da busca desenfreada por bens materiais.

Quando se trata de bens materiais somos muito apegados e obcecados. Na maioria das vezes compramos determinados objetos só pelo prazer de possuí-lo, quase sempre nem usamos, ou seja, compramos por puro impulso. 

Lembro que no Grande Culto em reverencia ao Grande Mestre Nitiryu Daishounin deste ano no Templo Hoshoji (Itaguaí – RJ), o Arcebispo Takassaky Nitiguen citou no momento da Prédica que nós seres humanos perdemos muito tempo de nossas vidas  tentando acumular bens materiais, mesmo sabendo que não vamos utilizá-los. Realmente, é fato o que o Arcebispo nos disse, e fazemos isso com bastante frequência.

Existem fiéis que não vão aos cultos de domingos e feriados, dizendo que precisam aproveitar enquanto são jovens para ganhar dinheiro. Já  ouvi de pais que diziam que seus filhos tinham que primeiro estudar, fazer faculdade, conseguir um bom emprego e ganhar bastante dinheiro,   e só depois disso no futuro praticar a fé. 

Todavia, o Grande Mestre Nissen Shounin  nos ensina o contrario. Se queremos ter uma vida que vale a pena e repleta de felicidade é preciso abster-se da ganância. E o tema do verso de hoje  diz que devemos dar prioridade o que é permanente e traz felicidade (a prática da fé ), e deixar de lado aquilo que é passageiro e quase sempre nos traz sofrimentos, 

Portanto, vamos nos esforçar na pratica da oração do Namumyouhourenguekyou  para obtermos forças e sabedoria para nos livrarmos deste carma que nos faz sofrer e nos torna insensível ao sofrimento das outras pessoas, orientando as outras pessoas para que possam, através da pratica do Odaimoku, livrarem-se dos seus sofrimentos e serem felizes.

É isto que transmite este ensinamento do Grande Mestre Nissen Shounin.