Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº528

“O bebê recém-nascido
não sabe o sabor, mas
se simplesmente mamar
alimentará o seu corpo.”

Por Myousei Camargo

 

Este verso do Grande Mestre Nissen Shounin nos ensina que, ao invés de vivermos apegados às nossas próprias e limitadas forças, devemos fazer tal como um bebê mama sem receios o leite da sua mãe, simplesmente pronunciar o Namumyouhourenguekyou confiando plenamente em sua força, pois só assim seremos nutridos pelas suas virtudes e abençoados em todos os sentidos.

Nós, seres nascidos nesta Era de Decadência Mappou, somos precários no aspecto religioso. Isso significa que pelas nossas próprias forças não conseguimos realizar práticas complexas e rigorosas. Justamente por isso, a pronúncia do Darma Sagrado Namumyouhourenguekyou é a prática essencial na nossa religião, já que é a fórmula em que o próprio Buda Primordial reuniu a totalidade do Sutra Lótus e todas as virtudes de seus ensinamentos. É dessa maneira que podemos realmente compreendê-los pela prática da oração e não por nossa intelectualidade.

Há uma grande diferença entre tentar entender com a cabeça ou com o corpo. O bebê que mama é nutrido pelo leite sem precisar de nenhuma explicação sobre sua composição. Simplesmente por mamar, sente o sabor do leite e incorpora todas as vitaminas e seus benefícios. O mesmo acontece quando pronunciamos o Namumyouhourenguekyou. Somente ao devotar essa oração é que incorporamos todas as suas virtudes. Assim, o recebimento das bênçãos e a eliminação dos nossos carmas negativos tornam-se um efeito da nossa ação de devoção, muito mais eficaz e apropriada, ao invés da compreensão intelectual. É por isso que não devemos gastar um único neurônio sequer tentando entender o Odaimoku, mas sim investir todas as nossas forças em orar e praticar conforme aprendemos. 

O Grande Mestre Nitiren Daibossatsu, ao longo de sua vida pesquisou inúmeras religiões para chegar à conclusão de que a única prática que possibilita a salvação de todos os seres é pronunciar o Namumyouhourenguekyou, e a base principal da sua conclusão é que a nossa salvação, recebimento das bênçãos e iluminação, não dependem da nossa capacidade intelectual. Por isso, o Darma Sagrado não é apenas um mantra. É o mais poderoso dos remédios, completo por si só e com tamanha eficácia que não necessita que saibamos o seu conteúdo e profundos significados.

Portanto, se for para pensar, pense que não é pra pensar e apenas se alimente, fortalecendo-se através da devoção, pela oração. E abrace, agarre e se entregue à oração, tal como um bebê mama, pois é exatamente isso que representa a pureza da maturidade espiritual. É desta nutrição que precisamos, pela prática da oração do Namumyouhourenguekyou, completa em si mesma e capaz de conduzir todos nós ao verdadeiro recebimento das bênçãos.

É isso que nos transmite este ensinamento do Grande Mestre Nissen Shounin.