Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 2304
Por: Bispo Superior Nitiyuu Correia

“Pela veracidade do Darma Sagrado que devota com exclusividade, não há coisa alguma neste mundo que não possa ser concretizada.”

O Grande Mestre Nissen nos ensina que a devoção só é verdadeira se for exclusiva. E, também, que isso se torna uma condição justamente pelo fato do Namumyouhourenguekyou, Darma Sagrado que devotamos, ser verdadeiro, sublime e absoluto. É em função disso que recebemos a garantia que diz “Não há coisa alguma neste mundo que não possa ser concretizada”.

Na verdade, parece ser uma condição óbvia e também justa. Mas tudo indica que não podemos ir com tanta sede ao pote sem antes nos certificarmos da unidirecionalidade da nossa fé. Afinal, oferecer a devoção com exclusividade é o mínimo que podemos fazer diante de tantos benefícios a receber.

Nada que é importante em nossas vidas dispensa a exclusividade, total atenção e cuidados especiais. Principalmente no que diz respeito à prática da fé.

Por isso que o Grande Mestre afirma “Se o seu sentimento estiver dividido, sua prece não será concretizada” (kokoro futassudi nareba gan dyouzezu), fundamentando ainda mais este verso.

Até mesmo nas relações, por exemplo, entre homens e mulheres, existe a necessidade de, num determinado momento, se dizer “Estou louco por você” ou “Você é o amor da minha vida”. E, mesmo que por acaso não se diga, naturalmente a exclusividade está implícita.

Se não for assim, a relação como um todo não se estabelece. Pois seria o mesmo que dizer “estou com você, mas poderia estar com qualquer outra pessoa”. Que tipo de relação verdadeira pode se estabelecer dessa maneira? Nenhuma.

Se entre nós é assim, em relação ao sagrado a exclusividade e grau de devoção devem ser realmente ao pé da letra, isto é, nada pode interferir em nossa relação com o Darma Sagrado.

Em muitos casos, vemos pessoas praticarem a fé paralelamente a outras atividades e, justamente por isso, acabam sendo negligentes e não recebendo as bênçãos.

O correto é dar total prioridade e sublimação à prática da fé, pois essa prática exclusiva trará êxito em todas as outras áreas de atividades. Mas, se a prática da fé ficar no paralelismo, acontecendo apenas quando der, não haverá recebimento de bênçãos.

Só temos esta vida e, já que encontramos o verdadeiro Darma Sagrado, devemos nos devotar a ele com exclusividade, sem misturas, sem titubear, sempre tendo consciência de quanto o Darma Sagrado é importante e é o diferencial em nossas vidas. Sendo assim, para todos os efeitos, a afirmação “Não há coisa alguma neste mundo que não possa ser concretizada” será, de fato, a nossa garantia de recebimento das bênçãos. Que nossas vidas se tornem exclusivas principalmente pela exclusividade que oferecemos, vivemos e compartilhamos no Darma Sagrado Namumyouhourenguekyou.