Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 1076

Por Nippou Saito

“Embora as bênçãos
existam dentro da fé,
manifestam-se na voz
da prática da Oração.”

É um Verso do Grande Mestre Nissen Shounin que nos ensina sobre a forma de receber a bênção conforme a visão do Budismo Primordial.

A bênção está relacionada diretamente com a fé. Mas, os significados da fé são muitos. Há significados conforme os dicionários e também conforme cada pessoa, por isso seu significado é muito relativo. Contudo, do ponto de vista do Budismo Primordial, o Grande Mestre Nissen Shounin ensina: Fé é prática, e prática é pronunciar o Darma Sagrado. Assim sendo, independentemente de qualquer tipo de sentimento, o ato de orar o Darma Sagrado é que significa fé, que, consequentemente, faz manifestar as bênçãos. Por isso, precisa ser realizado constantemente, com respeito, entusiasmo e, também, com sentimento de gratidão.

É por essa razão também que o Budismo Primordial é chamado de “Kushou-shu”, “Religião da Oralização do Darma Sagrado”. Dessa forma, não apenas as preces, mas também fazer um agradecimento, uma penitência, prestar orações aos antepassados ou às pessoas falecidas, tudo é feito através do pronunciamento do Darma Sagrado.

Para muitos, da boca pra fora, a fé está presente. Porém, simplesmente dizer que tem fé e não agir, de nada adiantará. E também, mesmo sendo fervoroso, ninguém tem fé sempre, toda hora, todo os dias, pois, por sermos simples mortais, o sentimento está sempre mudando, oscilando a todo momento. É por isso que, independentemente da circunstância, a prática constante da Oração Sagrada Namumyouhourenguekyou do Caminho Primordial é fundamental. E é esse esforço que constitui a fé.

É uma prática fácil e viável a todos, basta apenas pronunciar. Entretanto, são necessários alguns cuidados. Por exemplo: sentar de forma respeitosa, não fechar os olhos e sempre observar a Imagem Sagrada (Gohonzon = Mandala), não ficar conversando nem ficar levantando sem motivos. E, principalmente, pronunciar claramente e em voz alta, de tal maneira que motive e estimule a vontade de orar em outras pessoas também.

Tomando esses cuidados e orando com afinco o Namumyouhourenguekyou, estará manifestando a fé de maneira verdadeira, possibilitando assim, receber qualquer tipo de Bênção.

Citação do Grande Mestre Nissen Shounin: (Col. Nissen 6 – 135)

“Não há outro caminho para receber a bênção a não ser dedicar-se intensamente na Oração”.

Todos podem receber a bênção. Venham conhecer o Budismo Primordial e orar o Mantra da Iluminação Namumyouhourenguekyou.