Anualmente o Budismo Primordial realiza o Encontro Vocacional, um evento voltado aos fiéis que desejam saber mais sobre a vida sacerdotal, bem como candidatos ao cargo de Gakuto (auxiliar sacerdotal).

A oitava edição do Encontro foi realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro, na Catedral Nikkyoji.

Abaixo você pode conferir um relato desta edição pela ótica do fiel Gilmar Souza Koizumi, participante de várias edições anteriores, que gentilmente colaborou com este depoimento.

“Arigatougozaimassu!

Foi realizado mais uma vez o Encontro Vocacional na Catedral Nikkyoji do Budismo Primordial em São Paulo. O evento já é tradicional entre os fiéis e a cada ano vem aprimorando os participantes com uma imersão na rotina do Templo. Assim, tanto fiéis interessados na vida sacerdotal quanto Gakutôs (como fiel, auxilia nas atividades sob orientações direta do Bispo do Templo) podem atualizar e aperfeiçoar suas práticas.

 

 

No encontro, os participantes compreendem mais sobre o Okyuji (servir, zelar e limpar o Altar Sagrado), que se expande a todos para que assim, com o respeito maior a fé e às demais pessoas, podemos divulgar o Darma Sagrado de forma respeitosa e correta. Conhecemos um pouco sobre a vida do Mestre Nitirou Bossatsu (1245-1333) o discípulo considerado o primeiro em zelo (Okyuji) e suas 3 práticas essenciais, através do Bispo Eishin Suzuki, que de forma simples e clara nos compartilhou.

 

朗門の三則 :
1º: Zelo (給仕第一) – 2º: Fé (信心第二) – 3º: Estudo (学問第三).

No Encontro Vocacional, os participantes aprendem a realizar o Zelo do espaço físico das cerimônias, cultos assistenciais, visitas a fiéis entre outras atividades. Contamos com palestras com sacerdotes (Monges) e um momento com o Arcebispo da HBS do Brasil, Nitiguen Takassaky que elucidou sobre a vida de um Monge Primordial, trazendo de forma elementar as dificuldades, virtudes e a satisfação de servir. Durante a conversa com o Arcebispo Takassaky, fieis presentes demonstraram interesse em seguir a vocação sacerdotal a qual foi vista por bons olhos pelos presentes.

O Arcebispo da HBS do Brasil, Nitiguen Takassaky orientou a todos sobre “O espírito de principiante que deve haver em cada um” e que a cada segundo de sua existência lembrar-se destas palavras.

Não posso deixar de falar do carinho que os fies nos dedicaram, com almoço e lanches deliciosos a atenção sempre primordial, um grande apreço através dos olhares e sempre com um sorriso, eu vejo que a cada ano que participo aprendo e retorno ao espírito do principiante, agradeço diante do Gohouzen (Altar Sagrado) ao Gohonzon (Unidade Absoluta de Veneração – Honmon no Honzon) pela aportunidade única que me foi dada.

Desculpem-me se realizei algo de forma errada ou inapropriada.
Doumo arigatou gozaimasu ao Arcebispo Takassaky, Sacerdotes e aos fiéis que nos receberam com coração.

 

Arigatougozaimassu!
Gilmar Souza Koizumi
Pará de Minas-MG