TEMPLO HONMYOJI

 

ENDEREÇO
Rua Pedro Álvares Cabral, 415 - Jardim Panorama - Sarandi/PR - CEP: 87113-110

CONTATO
(44)3264-2952

CULTOS
Cultos Matinais:
Segunda a Sábado: 7h
Domingos e Feriados: 8h30

Cultos Noturnos:
Todas as Quintas e Sábados: 19h30

 

Para saber mais, entre em contato por email!

História do Templo Honmyoji

(escrita por Kenji Oonishi em 14 de junho de 1982 no dia da inauguração)

Foram 35 anos de caminhada até a fundação. Este foi um ano comemorativo pois no dia 10 de maio, de 1982, a cidade de Maringá comemorava seus 35 anos de aniversário. Também, há exatamente 35 anos atrás, em julho de 1947, quando um fiel mudou-se para Maringá, iniciou-se a história da HBS na região, que se cristalizou com a fundação do templo Honmyoji no dia 14 de junho de 1982, com a celebração do, na época, 1 ° ministro Nitiji Nishimura (Posteriormente 18° Sumo Pontífice).

Na época da fundação Maringá era uma pequena cidade com ruas incômodas para se transitar. Dentro da população de 2.000 pessoas existiam apenas três famílias de japoneses. Dentre estas se encontrava a família de Kenji Oonishi, fiel da HBS procedente do estado de São Paulo. Na ausência de sacerdotes e templos na localidade se esforçavam nas orações matinais e noturnas. E assim permaneceu por um bom tempo, até que, com o aumento da população e o crescimento da cidade, alguns fiéis de outras cidades se instalaram em Maringá. O Sr. Tamitiro Kawamura foi um deles, que centralizou e deu início às atividades de expansão.

Durante este período, o sacerdote Guenjyo Ishikawa prestava na gestão do 4º chefe regional, uma imobiliária de Maringá, através dos esforços dos Srs. Koji Suzuki, Yutaka Nishida e Paulo Imai, concedeu duas datas para a construção de um templo. Nesta época haviam apenas 33 famílias de fiéis e as dificuldades como a da inflação agravavam a insegurança da possibilidade de uma construção. Era o ano de comemoração de 700 anos de falecimento do Grande Mestre Nitiren, e a meta da construção de um templo em Maringá foi estabelecida no templo Hompoji. Por isso, além dos donativos que havíamos acumulado, recebemos a graça do incentivo do templo Hompoji.

Foi estabelecida uma comissão de construção chefiada pelo presidente do templo Hompoji Sr. Gosuke Matsuda. A construção foi concluída no dia 20 de janeiro de 1980 e 10 em maio, o bispo Seiko Jimbo, celebrou a solenidade de fundação. ( foram gastos aproximadamente 400.000 cruzeiros). Restaram as obras de construção do muro, casa para sacerdote e alojamento, e, para o início destas obras começando pelo muro, foi feito um empréstimo bancário. Foi exatamente nesta época que recebemos a notícia de que o bispo Jimbo após 13 anos de atividades conosco seria transferido para o templo Taissenji em Lins, a partir do dia 26 de dezembro de 1981.

Como responsável posterior assumiu como bispo Shimizu Senyou-shi, a quem acatamos e em sua gestão recebemos o nome de "Honmyoji". Preparamo-nos para receber a celebração do Sumo Pontífice iniciando a construção da casa de recepção (kuri) ao lado do templo, concluindo-a realizou-se a cerimônia de Cumeeira no dia 29 de maio. Dessa forma se deu a ornamentação do templo e transcorreu todos os preparos até o dia de hoje. Durante este período, a união de todos que, principalmente se reuniam aos domingos, jovens que pintavam as paredes, o apoio das senhoras, o esforço do Sr. Tooiti Nakajima e outros, fizeram acontecer a inauguração de hoje.

GERAÇÃO DE BISPOS DO TEMPLO HONMYOJI

1° Nishimura Nitiji (Mestre Fundador)
2° Jimbo Nitidou (Bispo Idealizador)
3° Shimizu Senyou (1982~1985)
4° Minagawa Kyojin (1985~1987)
5° Suzuki Nitijyu (1988~1998)
6° Correia Kyohaku (1998)