Desde a antiguidade o Sutra Lótus tem sido chamado de “O Rei dos Sutras” ou a “Essência dos Ensinamentos de Buda”. É um Sutra budista amplamente venerado e objeto de estudo em todas as escolas budistas, principalmente nas vertentes japonesas, chinesas e tibetanas.

Buda Shakamuni, historicamente nascido na Índia, alcançou a iluminação quando tinha trinta anos e pregou muitos ensinamentos durante cinquenta anos até seu ocultamento físico, aos oitenta. Em seus últimos oito anos, ele pregou os ensinamentos do Sutra Lótus. Neste ensino, ele revela todo conteúdo da sua iluminação.

Neste último Sutra, ele afirma que o vasto número de ensinamentos pregados desde sua iluminação eram caminhos provisórios, uma espécie de preparação para a verdadeira intenção de Buda, exposta especialmente nos Oito Primeiros Capítulos do Caminho Primordial do Sutra Lótus.

Todos os Sutras pregados antes do Sutra Lótus são considerados meios hábeis que Buda utilizou para conduzir os seres, de acordo com sua capacidade, a um ensinamento maior, adequado para os seres que viveriam dois mil anos após seu ocultamento físico.

O Sutra de Lótus é composto por vinte e oito capítulos. Os primeiros catorze capítulos são chamados Shakumon (capítulos provisórios) e os últimos quatorze são chamados Honmon (capítulos primordiais).

‘Shaku’ em Shakumon significa literalmente “sombra” ou “passos” e ‘Hon’ em Honmon significa “verdadeiro” ou “genuíno”. Mon significa “o portão para o estado de Buda (ensinamentos para atingir o estado de Buda)”. Então, o Sutra de Lótus é a real intenção e o verdadeiro ensinamento de Buda, em comparação com os Sutras que foram pregados antes dele, que são ensinos Shakumon, ou seja, apenas ensinos provisórios (como uma sombra) dos ensinamentos Honmon.

O Sutra Lótus é o ensinamento que prega a iluminação para todos, orientando o cultivo da semente búdica latente em todos os seres, que é despertada através da recitação da essência do Sutra Lótus, o NAMUMYOUHOURENGUEKYOU, considerado  causa, essência e semente da iluminação, que foi transmitida ao Jyougyou Bossatsu pelo Buda Primordial.