O Buda Primordial (Kuon no Honbutsu), não tem começo nem fim. É a divindade única que rege o cosmos. É a Verdade única que engloba todos os fenômenos e a realidade das coisas. Sua existência é revelada nos Oito Primeiros Capítulos do Caminho Primordial do Sutra Lótus (Honmon Happon) através do corpo físico do Buda Shakyamuni. Nestes ensinamentos nos é explicada a sua existência, identidade e, acima de tudo, a transmissão pessoal dos seus ensinamentos que nos conduzem a iluminação e a extinção do sofrimento.

Ele está eternamente pregando o Sutra do Lótus para beneficiar e salvar os seres nesta era de degeneração. Portanto podemos dizer que, pela sua compaixão e presença, nos conduz a essência de seus ensinamentos (o NAMUMYOUHOURENGUEKYOU), fazendo de nós os seres mais privilegiados dentre todos.

Buda Shakamuni deixou aproximadamente 84.000 ensinamentos. Porém, nos últimos oito anos que antecedem o seu falecimento, ele revelou que todos os ensinamentos até então pregados eram provisórios, uma espécie de preparação para o ensinamento último, o Sutra de Lótus. Segundo consta, “Dentre os sutras, este é o Rei Soberano”.

Honmon Butsuryu-Shu (HBS) significa Religião Budista do Caminho Primordial do Sutra do Lótus estabelecida pelo Buda Primordial, mais conhecido no Brasil como Budismo Primordial.

Conforme os ensinamentos do Grande Mestre Nissen Shounin, a Honmon Butsuryu Shu tem como objetivo transmitir a doutrina da compaixão do Buda Primordial, a verdadeira essência do Sutra Lótus, proporcionando a felicidade plena a todos os seres, independentemente de possíveis diferenças e circunstâncias que possam existir. Neste contexto, o Grande Mestre Nissen Shounin estabeleceu a religião em 12 de janeiro de 1857.

Vivemos num período conturbado. Embora acontecimentos tristes existam em qualquer parte do mundo, é de nossa responsabilidade tornar este mundo o paraíso ou o inferno. Por isso a Honmon Butsuryu-Shu não visa apenas a felicidade própria. Visa, principalmente, proporcionar alegria às pessoas que estão ao seu redor, através da prática do Odaimoku (entoação da Oração Sagrada) e da dedicação ao próximo, atingindo assim o estado de iluminação de Buda através da ação altruísta de um bossatsu (do sânscrito bodhisattva).

 

022
Matriz Mundial Yuseiji – Kyoto, Japão

 

Atualmente, há aproximadamente 270 templos da Honmon Butsuryu-Shu no Japão.

A expansão para o exterior teve início no século XX. Hoje há templos e fiéis também na Coréia do Sul, Taiwan, Estados Unidos da América, Havaí, Sri Lanka, Austrália, Itália, Filipinas, Cingapura, Índia, Nepal, além do Brasil que, com 11 templos e cinco núcleos, é o maior país em número de adeptos fora do Japão.