Informamos o falecimento do 19º Sumo Pontífice, Kajimoto Nitiei Shounin (梶本日裔上人), a quem chamávamos de Kajimoto Gokouson(梶本御講尊), aos 95 anos de idade.

O falecimento foi no dia 2/9 as 17:00h (horário do Japão, dia 2/9 as 05:00h no Brasil). 

Os horários dos cultos fúnebres estão abaixo, todos no horário do Japão:
Velório inicial (kari-tsuuya) – dia 03/09 as 18:00h.
Velório 1a. sessão – dia 04/09 as 17:00h
Velório 2a. sessão – dia 04/09 as 18:30h
Funeral – dia 05/09 as 11:00h

Os cultos serão todos no Hondo do templo Tanjyouji (Kyoto), exceto o velório inicial que está acontecendo no 1o. andar do templo.

O 19º. Sumo Pontífice foi gokoyu de 1987 a 1991. 

A família Kajimoto é o elo direto mais antigo que o Brasil possui com o Japão e família que iniciou a interação direta com o Brasil, a partir de 1955. O pai do Kajimoto Gokouson, 11º. Sumo Pontífice Kajimoto Nissatsu Shounin, foi o primeiro Sumo Pontífice a pisar em terras brasileiras.

 

 

 

Palavras de condolências da HBS do Brasil

Nesta ocasião, de falecimento do 19º Sumo Pontífice Kajimoto Nitiei Shounin, nós monges e fiéis da HBS do Brasil transmitimos nosso mais profundo pesar.

Nitiei Shounin  herdou a missão do nosso mestre  18º Sumo Pontífice Nitiji Shounin, e dedicou sempre especial atenção em orientar a todos nós da HBS do Brasil. Mesmo em se tratando da família Kajimoto, primeiramente seu pai, o 11º Sumo Pontífice Kajimoto Nissatsu Shounin (primeiro S.Pontífice a pisar em terras brasileiras) incentivou sobremaneira o nosso mestre fundador Ibaragui Nissui Shounin e sua esposa Sra. Tiyo, cuidando deles como se fossem da própria família. Além disso, dedicou esforços para a expansão da HBS no Brasil através da orientação de monges e envio de missionários. A contribuição deixada por Nissatsu Shounin, hoje é a base da nossa religião no Brasil, e é digno de nossas honras eternas.

E ainda no ano passado quando faleceram os três bispos brasileiros, mais do que qualquer outro, sentiu imensa dor pelas mortes e assim orou por eles procurando nos incentivar de maneira direta neste momento tão difícil.

Agradecemos profundamente todas estas inúmeras contribuições e todas as orientações de profunda compaixão em todos estes momentos da HBS do Brasil.

O Brasil está para receber a visita do Sumo Pontífice Takasu Nitiryo Shounin e estamos em meio a esforços para o cumprimento das próximas importantes missões nas comemorações dos 200 anos de nascimento do Grande Mestre Nissen Shounin e para 2020 o Cinquentenário de morte do fundador Mestre Ibaragui Nissui Shounin. Renovamos neste momento a promessa ao Falecido 19º S. Pontífice, um esforço ainda maior nessas atividades religiosas,  não esquecendo da palavra e do espírito de ¨改良 Kairyou (Aperfeiçoamento)¨que sempre nos transmitia em suas palavras, para a expansão do Darma Sagrado em nosso país.

Arcebispo do Brasil, Nitiguen Takassaky