O sorriso é fundamental nas relações humanas, é uma oferenda sem custo e transmite nosso melhor sentimento. Sorrir é um dos grandes segredos para fazer feliz as pessoas a nossa volta. Se queremos fazer o bem para alguém, antes de tudo, devemos sorrir. Sua expressão facial faz toda a diferença, é até mais importante do que as palavras que usa.

Em um programa da emissora NHK, veiculado no dia 2 de março de 1999, um professor chamado Tsutomu Kudo falava sobre seu estudo. O tema era: “Seu rosto expressa tanto quanto sua fala.”

Ele passou a estudar essa área após uma frustração amorosa. Segundo ele, certa vez estava apaixonado por uma mulher e a convidou para sair, mas, no encontro, ele estava tão nervoso que seu rosto mal esboçava qualquer expressão. Ao final do encontro a mulher lhe disse – “Acho melhor não nos encontrarmos mais, você não parece feliz comigo…” Após esse episódio, o professor passou a se preocupar com as expressões faciais.

Segundo o professor, quando se conversa com uma pessoa, as palavras exercem uma influência muito pequena sobre a relação. Já a expressão facial é a principal impressão que vamos deixar para as pessoas. A transmissão de sentimento feita por meio da expressão facial é muito superior à feita por meio de palavras ou escrita.

O professor Kudo enfatiza a importância do sorriso como sendo a expressão que tem o maior poder de transmissão. Inclusive, enumera quatro caraterísticas positivas do sorriso:

  • O sorriso contagia.
  • O sorriso atrai.
  • O sorriso clareia a comunicação.
  • O sorriso rejuvenesce nosso semblante.

O sorriso espalha a alegria, atrai quem busca felicidade, deixa o ambiente harmônico e faz bem a nossa saúde.

Nós, do Budismo Primordial, diariamente entoamos o Mantra da Iluminação, NAMUMYOUHOURENGUEKYOU, para tirar do nosso coração o peso dos sentimentos ruins. Se o nosso coração é leve e tem bons sentimentos, então podemos começar a fazer o bem para as outras pessoas, e a melhor forma de transmitir o que temos de bom é o sorriso.

Se tivermos virtude na vida e sorriso no rosto, tudo será bom para nós, será uma benção. Esse é o motivo da nossa prática budista, acumular virtude e bons sentimentos para compartilhar.

 

“A felicidade nasce do coração e nos embeleza.”

(Nitiren Daibossatsu)

 

“Mesmo havendo uma flauta, se não for soprada não sairá som. Se houver um sino e ninguém bater, nunca soará. Da mesma forma, o interior do seu coração não será compreendido se não for expressado.”

(Diko Dyoufu kesshinshou / Nissen Shounin)

 

“Se deseja oferecer algo de bom aos seus pais, mas não sabe exatamente o quê, então ofereça-lhes o seu sorriso por duas, três vezes ao dia.”

(Nitiren Daibossatsu)

 

Para mais ensinamentos, clique aqui.

 

Fonte: Adaptado de Revista Lótus nº 49, pág 02-05