Foi realizado no último final-de-semana o Grande Culto de Ano Novo da Catedral Nikkyoji.

A primeira sessão, no sábado (dia 14 de janeiro) foi celebrada pelo Bispo Macedo. A segunda sessão, no dia seguinte, foi celebrada em conjunto com o Culto de 49º Dia de Falecimento dos Bispos Morais, Ferreira e Oliveira, e foi celebrada pelo Bispo Nitikai Kamei (Vice-Secretário Geral da HBS Mundial), que veio do Japão acompanhado pelo Sacerdote Nitijitsu Okai (Diretor de Expansão da HBS Mundial) especialmente para o evento.

 

Fotos: Murilo Denardi Papini

 

Na ocasião, os Bispos falecidos receberam a Condecoração Póstuma do Título Dármico. Antes da Prédica Religiosa, o celebrante transmitiu a seguinte mensagem sobre o título honorífico sacerdotal “Daitoku“:

“Antes de tudo, gostaria de me apresentar a todos. Eu me chamo Kamei Shinkyou. Exerço atualmente o cargo de vice do atual Secretário-Geral da HBS, Kimura Nitigaku, cargo do qual foi incumbido nesta atual gestão do Sumo Pontífice. A minha base de atividades é o templo Kouryuji, em Tóquio, no bairro de Azabu.

Esta minha vinda ao Brasil é a terceira vez visita ao país. Nas duas primeiras vezes, os objetivos foram as reuniões de estudos com os sacerdotes daqui. Porém, desta vez, venho por um motivo pesaroso demais, para celebrar o Culto de 49º dia de Falecimento, dos nossos preciosos sacerdotes brasileiros que partiram. Por isso, o meu objetivo principal nesta visita é o de trazer pessoalmente as condolências do Sumo Pontífice, e também de toda a religião ao Brasil.

Queria aproveitar esta oportunidade para explicar a todos sobre o título honorífico sacerdotal “Daitoku” concedido aos 3 bispos pelo Sumo Pontífice, antes de realizar a prédica religiosa de hoje.

O título honorífico recebido hoje é uma prova, uma confirmação de que foram discípulos de Buda.  E ainda mais, este título honorífico atesta a fé deles enquanto em vida.

O título póstumo budista é composto por várias partes. Primeiro, é composto pelo prefixo 「in, que declara o nome do local espiritual onde ela se encontra.  Em seguida, vem a parte relacionada com alguma particularidade de sua existência neste mundo, no caso deles o nome de ordenação. Depois, o título “Niti, que é o nome dado aos discípulos de Nitiren. Por fim, vem o título “Toku“, que atesta a fé enquanto em vida da pessoa. Se for fiel, pode ser Shinji, Shin-nyo, Koji, Daishi, Daikoji. Se for sacerdote, pode ser Hosshi, Daitoku ou Shounin.

O título outorgado desta vez aos 3 bispos:「Daitoku, desde antigamente, é dado a monges que estão a um passo de serem “Doshi” (Mestres).

Contudo, é dito que o próprio Grande Mestre Nitiren Daibossatsu, nomeou a si mesmo “Nitiren Daitoku. Isto porque Nitiren Daibossatsu foi o único a receber das mãos do Buda Primordial a missão de expandir o Odaimoku na era Mappou. Para enaltecer esta virtude recebida, nomeou a si próprio como “Daitoku“, ou seja, “Grande Virtude“.

O próprio Grande Mestre Nissen Shounin tem como título honorífico póstumo “Giten-in Muton Nissen Daitoku“. Há uma citação do Grande Mestre Nissen Shounin que diz o seguinte:

Seja o espírito dos falecidos ou dos vivos, os males e transtornos são difíceis de serem eliminados com suas próprias forças. No entanto, as pessoas de Grande Virtude (Daitoku) e Forte Fé (Goushin) são capazes de expulsar os males por si mesmos”.

Por isso, “Daitoku” é o nome dado àqueles dotados de Forte Fé (Goushin) e que através dela encaminham, nós seres mundanos, dotados de muitas causas e elos malignos para o caminho da eliminação do carma negativo. Significa que foram discípulos de Nitiren Daibossatsu, e com forte fé orientaram e salvaram os fiéis através do Sagrado Odaimoku. Se dissermos de maneira prática, eles eram o batalhão de frente dos sacerdotes, eram os que bem entendiam as aflições dos fiéis, e que conduziam como sacerdotes a eliminação dos carmas e infortúnios através da fé.

Portanto, hoje, os três bispos receberam a condecoração superior, recebida do Sumo Pontífice,  com este título honorífico, devido a todos os gohoukous que desempenharam serem dignos do título “Daitoku”. E hoje, queria apenas que todos compreendessem o significado do recebimento deste nobre título póstumo.

Estou aqui hoje, junto com todos, para rogar aos três sacerdotes, o “Butsudou Zoushin Bukka Bodai”, ou seja, o aperfeiçoamento no caminho búdico e que recebam a iluminação de Buda.”
 

Fotos: Murilo Denardi Papini

Fotos: Murilo Denardi Papini