Religião é a crença na existência de um poder ou princípio superior, e a manifestação de tal crença por meio de doutrina e rituais próprios.

Seita é o o conjunto de indivíduos dissidentes de uma religião ou de uma comunhão principal, que seguem uma doutrina ou sistema que se afasta da crença ou opinião geral.

A fé que cultivamos no Budismo Primordial não é necessariamente voltada para um deus como mero criador do universo, mas sim como a manifestação desse universo como um todo, ao qual nós também pertencemos e que atuamos com a sua força existente dentro de nós. Quanto mais fragmentarmos essa compreensão para procurar entender, mais estaremos nos distanciando da compreensão real.

Simplesmente divergir e criticar jamais poderá ser o método adotado por qualquer seita ou religião, mas sim, esclarecer, orientar e contribuir para com a união entre os seres.

Se a religião, seita ou qualquer outro tipo de denominação não nos servir, ou não nos servirmos, dessa forma pouco importará o nome que exerce.

Denominamo-nos Religião Budista Honmon Butsuryu-Shu do Brasil, por exercer uma prática religiosa voltada para o despertar desse Ser Nobre que existe dentro de cada um de nós, e por nos dedicarmos à prática, o caminho e a essência, seguindo as orientações deixadas pelo próprio Buda Primordial.

Fonte: Revista Lotus. Edição 13 página 06